No Brasil, uma pessoa morre vítima do suicídio a cada 45 minutos. No mundo, é uma a cada 45 segundos. As informações são do Centro de Valorização da Vida (CVV), que encampa na país o Setembro Amarelo de prevenção do suicídio, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde. Estima-se que, para cada pessoa morta, de seis a dez são diretamente impactadas. O problema é uma questão de saúde pública. Por ser um tabu, fica ainda mais difícil enfrentá-lo. Durante o mês de setembro, o CVV de Curitiba fará “blitz”, com distribuição de folhetos, além de parcerias com taxistas, para que estes pendurem fitas amarelas em seus carros. Na quinta-feira (10), o salão nobre da faculdade de Direito da UFPR (Praça Santos Andrade, 50) recebe uma palestra, com as voluntárias do CVV Rosicler Cresto e Claudiane Araújo, o psicólogo Marlon Reikdal e a professora de Psicologia Joanneliese de Lucas Freitas. O CVV atende pessoas por telefone, e-mail e Skype 24 horas por dia, além de fazer atendimentos presenciais em Curitiba (Rua Carneiro Lobo, 35), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O telefone para contato é (41) 3342-4111. Mais informações pelo www.facebook.com/cvv141.
Mobilidade segura
Vai ser no câmpus da indústria, da Fiep, o III Open Fórum Trânsito e Transformação. O evento é organizado pelo Cifal, e terá como tema “caminhos para a mobilidade segura”. O objetivo do evento é debater boas práticas, soluções e fatores que contribuem para mudar o comportamento das pessoas no trânsito. O Sesi Paraná, o Instituto Renault e a Ecovia também participam. Vai ser no dia 15 de setembro, a partir das 9h30. Inscrições podem ser feitas pelo sitewww.cifalcuritiba.org.br. O evento marca o início das atividades da Semana Nacional do Trânsito, em Curitiba.
Prêmio longevidade
O grupo Bradesco Seguros está com inscrições abertas para seus Prêmios da Longevidade. Podem se inscrever autores de trabalhos acadêmicos, nas categorias jornalismo, histórias de vida e pesquisa em longevidade. Os três primeiros colocados ganham prêmios, troféus e certificados. As inscrições vão até sexta-feira (11), pelo site www.premiosdalongevidade.com.br
Direito socioambiental
A PUCPR recebe, em novembro, o V Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental. A promoção é do programa em pós-graduação em Direito Econômico e Socioambiental da instituição. Os debates envolvem temas como a biodiversidade, os espaços protegidos para povos tradicionais (indígenas e quilombolas) e as constituições latino-americanas. Vai ser de 10 a 12 de novembro, no Auditório Newton Stadler, bloco vermelho da PUC. As inscrições custam R$ 60 e podem ser feitas pelo site http://bit.ly/1JUqpCX.
Lupicínio Rodrigues
O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe uma homenagem ao cantor e compositor Lupicínio Rodrigues, nesta quinta-feira (10). Quem canta as marchinhas e sambas de Lupicínio é a dupla Célia e Zé Renato (foto). Ela, intérprete renomada, com gravações de Tom Jobim, Milton Nascimento e Ivan Lins na bagagem. Ele construiu a carreira em solo paranaense, com o conjunto Boca Livre. No palco, eles recebem os cantores Nelson Valência, de São Paulo, e Cris Lemos, do grupo Tao do Trio. A apresentação é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, que funciona das 10 às 18 horas. O show é na quinta-feira, a partir das 20h30, no auditório Poty Lazzarotto. O MON fica na Rua Marechal Hermes, 999.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora