No Brasil, uma pessoa morre vítima do suicídio a cada 45 minutos. No mundo, é uma a cada 45 segundos. As informações são do Centro de Valorização da Vida (CVV), que encampa na país o Setembro Amarelo de prevenção do suicídio, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde. Estima-se que, para cada pessoa morta, de seis a dez são diretamente impactadas. O problema é uma questão de saúde pública. Por ser um tabu, fica ainda mais difícil enfrentá-lo. Durante o mês de setembro, o CVV de Curitiba fará “blitz”, com distribuição de folhetos, além de parcerias com taxistas, para que estes pendurem fitas amarelas em seus carros. Na quinta-feira (10), o salão nobre da faculdade de Direito da UFPR (Praça Santos Andrade, 50) recebe uma palestra, com as voluntárias do CVV Rosicler Cresto e Claudiane Araújo, o psicólogo Marlon Reikdal e a professora de Psicologia Joanneliese de Lucas Freitas. O CVV atende pessoas por telefone, e-mail e Skype 24 horas por dia, além de fazer atendimentos presenciais em Curitiba (Rua Carneiro Lobo, 35), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O telefone para contato é (41) 3342-4111. Mais informações pelo www.facebook.com/cvv141.
Mobilidade segura
Vai ser no câmpus da indústria, da Fiep, o III Open Fórum Trânsito e Transformação. O evento é organizado pelo Cifal, e terá como tema “caminhos para a mobilidade segura”. O objetivo do evento é debater boas práticas, soluções e fatores que contribuem para mudar o comportamento das pessoas no trânsito. O Sesi Paraná, o Instituto Renault e a Ecovia também participam. Vai ser no dia 15 de setembro, a partir das 9h30. Inscrições podem ser feitas pelo sitewww.cifalcuritiba.org.br. O evento marca o início das atividades da Semana Nacional do Trânsito, em Curitiba.
Prêmio longevidade
O grupo Bradesco Seguros está com inscrições abertas para seus Prêmios da Longevidade. Podem se inscrever autores de trabalhos acadêmicos, nas categorias jornalismo, histórias de vida e pesquisa em longevidade. Os três primeiros colocados ganham prêmios, troféus e certificados. As inscrições vão até sexta-feira (11), pelo site www.premiosdalongevidade.com.br
Direito socioambiental
A PUCPR recebe, em novembro, o V Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental. A promoção é do programa em pós-graduação em Direito Econômico e Socioambiental da instituição. Os debates envolvem temas como a biodiversidade, os espaços protegidos para povos tradicionais (indígenas e quilombolas) e as constituições latino-americanas. Vai ser de 10 a 12 de novembro, no Auditório Newton Stadler, bloco vermelho da PUC. As inscrições custam R$ 60 e podem ser feitas pelo site http://bit.ly/1JUqpCX.
Lupicínio Rodrigues
O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe uma homenagem ao cantor e compositor Lupicínio Rodrigues, nesta quinta-feira (10). Quem canta as marchinhas e sambas de Lupicínio é a dupla Célia e Zé Renato (foto). Ela, intérprete renomada, com gravações de Tom Jobim, Milton Nascimento e Ivan Lins na bagagem. Ele construiu a carreira em solo paranaense, com o conjunto Boca Livre. No palco, eles recebem os cantores Nelson Valência, de São Paulo, e Cris Lemos, do grupo Tao do Trio. A apresentação é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, que funciona das 10 às 18 horas. O show é na quinta-feira, a partir das 20h30, no auditório Poty Lazzarotto. O MON fica na Rua Marechal Hermes, 999.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora