A poliomielite foi erradicada do Brasil em 1989. Se a doença, também conhecida como paralisia infantil, não é mais um problema no país, a síndrome de pós-polio passou a ser. Por isso a Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Hospital de Reabilitação do Paraná (HRP), criou um grupo de apoio psicológico aos pacientes com pós-polio. Como o próprio nome diz, a doença é uma espécie de “efeito colateral”, que pode ficar adormecido por anos. Décadas depois da paralisia, a falência das células nervosas leva ao desgaste neuromuscular, geralmente, em pacientes na casa dos 45 anos. Muitas vezes, os serviços de saúde deixam de identificar a doença por falta de conhecimento. Essa síndrome só foi incluída na Classificação Internacional de Doenças em 2012. O grupo de Curitiba é um dos dois únicos no país que trata da pós-polio, segundo a psicóloga Maria Clementina Menghini, coordenadora da ação pela UFPR. Os sintomas mais comuns são dores musculares e fadiga extrema. Quem conhecer alguém nesta situação, deve orientar a procurar uma das duas instituições responsáveis. As sessões de apoio ocorrem na segunda terça-feira de cada mês, no HPR; e na última terça-feira, na UFPR.

CARREGANDO :)

Padre Marcelo

CARREGANDO :)

O padre e cantor Marcelo Rossi chega a Curitiba, nesta terça-feira (24), para uma sessão de autógrafos. No encontro, o padre vai assinar o livro Philia, seu mais recente lançamento, que é baseado na experiência pessoal de Rossi em derrotar a depressão. O padre se inspirou no amor fraterno. Não haverá senhas para os autógrafos; o atendimento será feito por ordem de chegada. Cadeirantes, gestantes e pessoas com dificuldades de locomoção terão fila preferencial. Promovido pelas Livrarias Curitiba, o evento será no Teatro Regina Vogue, no Shopping Estação, a partir das 14 horas.

Publicidade

Água no cinema

O filme A Lei da Água será exibido em Curitiba nesta terça-feira (24), às 9 horas, no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), no Centro Cívico. Produzido pelo cineasta Fernando Meirelles, o documentário relaciona a crise hídrica à aprovação do novo Código Florestal brasileiro. Uma sessão colaborativa da produção deve ocorrer na próxima segunda-feira (30), no Shopping Crystal. Os ingressos são vendidos antecipadamente por meio do site http://agua.catarse.me/pt/aguacuritiba1.

Vaquinha

Criada para arrecadar fundos para pessoas com deficiência, a start-up UHelp completa um ano no mês de abril. Até lá, a meta é arrecadar a quantia necessária para ajudar nas histórias dos meninos Kauã, Samuel e do cão que será treinado para ajudar cadeirantes. O site funciona como um misto de ONG e crowdfounding: além de doar, as pessoas podem votar em histórias e escolher como será utilizada a verba arrecadada pelo próprio UHelp. Até agora, duas mil pessoas já ajudaram, e R$ 24 mil foram angariados. Para votar ou doar, acesse www.uhelp.com.

Embaixador de Israel

Nesta quarta-feira (25), o embaixador de Israel no Brasil, Reda Mansour, irá ministrar uma palestra na OAB Paraná sobre “Direitos Humanos e Políticas Migratórias no Estado de Israel”. De origem drusa – minoria árabe que vive em diversos países do Oriente Médio – Mansour é ativista do diálogo entre judeus e árabes. A promoção é da B´nai B´rith, da Comunidade Israelita do Paraná e da Federação Israelita do Paraná. A palestra é gratuita e aberta ao público. A OAB fica na Rua Brasilino Moura, 253, no Ahú, em Curitiba.

Lamaçal

A época de chuvas tornou a esquina das ruas Ricardo Eugenio Graeser e Júlio Batista Pereira, no Tatuquara, em Curitiba, em um verdadeiro lamaçal, segundo relatos e a foto do leitor Célio Borba. Ele e a comunidade reivindicam um revestimento com saibro. A Prefeitura de Curitiba informa que os serviços de manutenção para “melhorar a circulação” na região estão programados para esta semana.

Publicidade
Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate