Muitos pais ignoram, mas desde 2005 as escolas de educação infantil do Paraná são obrigadas a ter nutricionistas. A regra vale mesmo para as instituições que não têm produção própria de alimentos e, a partir de 2015, também deve ser aplicada a estabelecimentos de ensino fundamental e médio.
Em Curitiba, há 651 centros particulares de educação infantil cadastrados na Secretaria de Educação (nem todos ativos). A fiscalização sobre a presença dos nutricionistas é feita pelo conselho regional da categoria, que dispõe de cinco profissionais para cuidar de todo o estado. Atualmente, segundo o Conselho Regional de Nutrição, 55% das escolas fiscalizadas estão irregulares.
Cabe ao nutricionista dar orientação nutricional e monitorar a produção de alimentos, cuidando para que as escolas cumpram as regras estabelecidas. Entre elas, há a exigência de que amostras de todo o alimento servido na instituição sejam congeladas por até 72 horas, para investigações em caso de suspeita de intoxicação. Nos centros que não têm produção de alimentos, o trabalho do nutricionista se restringe a atividades de avaliação e orientação.
Voltas do mundo
Lembra do tempo em que brasileiro que ia pra fora do país só conseguia subemprego? Pois bem, hoje tem estrangeiro que encontra a mesma sorte aqui. Dias desses, um motorista ficou surpreso ao constatar que o guardador que cuidaria de seu carro era alemão. Ele contou que veio ao Brasil para estudar, mas que está irregular e que, enquanto a situação persistir, terá que se manter com bicos.
Vinho do padre (foto 1)
Na semana retrasada, a Arquidiocese de Curitiba divulgou em nota que os padres poderiam substituir o vinho tradicional pela versão sem álcool e até por suco de uva, para evitar problemas em função dos rigores da lei seca. Mas, na sexta-feira, uma correção foi enviada, informando que os sacerdotes continuam obrigados a usar vinho com álcool nas celebrações, seguindo a prescrição litúrgíca.
A substituição até é aceitável, mas em casos especiais, como quando o padre tem alguma doença. A nova nota foi enviada após o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cardeal D Raymundo Damasceno, alertar a arquidiocese que a substituição só pode ser autorizada pela Santa Sé.
Para evitar problemas no trânsito, a Arquidiocese reforça a orientação para que os padres que precisarem se deslocar após as missas aguardem um tempo até o efeito do vinho passar.
Só para professores
A Universidade Federal do Paraná recebe até o dia 18 de março inscrições para Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O objetivo do programa nacional é garantir que os professores em exercício na rede pública obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A UFPR oferece 40 vagas em cada um dos seguintes cursos: Segunda Licenciatura em Música; Segunda Licenciatura em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia; Segunda Licenciatura em Física e Formação Pedagógica. Mais informações no site http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor.
* * * * *
"Recolha um cão de rua, dê-lhe de comer e ele não morderá: eis a diferença fundamental entre o cão e o homem."
(Mark Twain, escritor e humorista norte-americano)
Empresas enfrentam “tempestade perfeita” com inflação, contas do governo e alta de juros
Não foram os sindicatos que nos deram a jornada de 8 horas: foi o desenvolvimento econômico
O IPTU "progressista" e o fim da propriedade privada no Rio
Conheça o novo traçado do túnel imerso Santos-Guarujá, com “superquadra” para obras
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião