• Carregando...
 | Luiz Andrioli
| Foto: Luiz Andrioli
  • Giselda Zgoda, ex-bancária e herdeira da Foto Internacional

A rede social Facebook, criada pelo norte-americano Mark Zuckerberg, censurou uma foto publicada pelo jornalista e escritor curitibano Luiz Andrioli, que registrou a bicicletada em homenagem a Nelson Rabello, o famoso e besuntado Oilman. Na imagem, postada na manhã de sábado (17) e retirada do ar à noite, havia um grupo de ciclistas curitibanos usando sungas e tênis, antes do início do passeio. Além da foto, todos os comentários foram apagados. De sunga não pode, Zuckerberg?

Conversa afiada

Para a ex-bancária Giselda Zgoda, 56 anos, a comemo­ração dos 60 anos da empre­sa que o pai fundou na déca­da de 1950, a Foto Internacio­nal, é mais do que uma vitó­ria. Nas últimas seis décadas, ela acredita que sua família testemunhou e participou da evolução da fotografia. Os pais Estefano e Carmem sempre valorizaram pro­cessos antigos, porém, nos anos 2000, Giselda percebeu que seria preciso aliar o artesanal às inovações. Apesar de contar com novos produtos em seu catálogo, a empresa não abandonou as restaurações e os retoques em fotos antigas.

Como começou a história da família Zgoda com a imagem?

Minha mãe, quando solteira, já fazia pintura em foto. Ao casar-se, incentivou o marido – que não sabia nada de fotografia – a abrirem uma empresa. Foram com a cara e a coragem. Pela experiência que ela tinha com retoques, eles resolveram inventar uma máquina que denominaram retocador.

Os materiais da época estão preservados?

Os equipamentos mais antigos, como máquinas de fole [sanfonada, com ne­ga­­tivo de vidro], por exemplo, estão guardados por falta de espaço de exposição.

Qual o diferencial da empresa?

Mesmo com a inclusão de oferta de produtos modernos, ainda continuamos atendendo alguns clientes fiéis que nos procuram para retratar as gerações. Para não perder essa ideia de foto e emoção, temos disponível um serviço que começa com books de mães grávidas e o acompanhamento do crescimento dos bebês.

Natal em forma

As aulas ao ar livre em parques e praças de Curitiba, que ocorrem ao longo de todo o ano, não serão interrompidas no fim de semana do Natal nem no do ano-novo. As atividades são promovidas pelas escolas do Método DeRose e não é preciso fazer inscrição para participar dos exercícios. Basta comparecer usando roupas leves, que não dificultem os movimentos. No sábado, as aulas ocorrem no Parque Barigui e na Praça da Espanha, a partir das 11 horas. E no domingo, é a vez dos frequentadores do Parque São Lourenço, no mesmo horário.

Estreia de temporada

O Porto Beach Fun, localizado na Baía de Guaratuba, inicia sua sexta temporada de verão no Litoral paranaense a partir das 19 horas deste domingo. Sete espaços interligados por um deck compõem o complexo de entretenimento e gastronomia. O Porto Santo Canto e o Porto Iguana concentrarão os shows. Na noite de inauguração, o Trio Qualquer 3 e a dupla Pedro Henrique e Octávio comandarão os agitos. Os ingressos variam de R$ 15 a R$ 30. Mais informações no site www.portobeachfun.com.br ou pelo telefone (41) 3472-3238.

• • • • • • •

"Dança é a única arte na qual nós mesmos somos o material de que ela é feita."

Ted Shawn, dançarino norte-americano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]