• Carregando...
 |
| Foto:

Um grupo de seis alunas do Curso de Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), câmpus de Toledo, participa de um projeto que promete facilitar os estudos para alunos portadores de deficiências visuais. Elas trabalham na construção em braile da tabela periódica e da distribuição eletrônica de Linus Pauling, usando resina de cristal, material que faz com que o aluno tenha melhor compreensão dos dados ao tocar a tela. O trabalho é coordenado pelo professor Marcos Freitas de Moraes e a previsão é que seja concluído até novembro. "Estamos ainda em fase de construção", conta Moraes. A pesquisa tem apoio da Fundação Parque Tecnológico Itaipu.

Primeiro teste

Um teste foi realizado com uma aluna do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) de Toledo para verificar se o relevo está bom. Segundo o coordenador do projeto, a estudante tem pouca sensibilidade no dedo e ficou cega devido a uma complicação da diabete. O professor explica que o material resinado é mais resistente e prático para a manipulação se comparado aos livros em braile. A proposta surgiu durante um curso sobre inclusão do PEE (Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais) na Unioeste, realizado em 2008. A iniciativa recebeu R$ 72,9 mil.

Não incomode

Nesta semana, um leitor esqueceu o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros (193) e queria relatar incêndio em um depósito no bairro Uberaba. Lembrou-se apenas do 190 – telefone de emergência da Polícia Militar. Ao ligar lá, o policial ouviu o relato e de má vontade disse: "Você precisa informar o Corpo de Bombeiros. Não é aqui." O leitor perguntou: "E qual o número de lá?". Ouviu do outro lado o telefone sendo desligado. Depois de pesquisar na internet, lembrou-se do 193 e conseguiu falar sobre o incêndio. Se o socorro dependesse da disposição da PM em colaborar, alguém teria se machucado. O fogo causou apenas danos materiais.

Osesp em Curitiba

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) fará neste mês turnê que passará por cinco capitais brasileiras (entre elas Curitiba), como parte das comemorações pelos 60 anos do grupo. Na capital paranaense, o espetáculo será no dia 23, no Teatro Positivo, a partir das 20h. As outras capitais que receberão a orquestra são Salvador (17), Rio de Janeiro (19), Belo Horizonte (21) e Porto Alegre (22). A turnê é promovida pelo Itaú.

Rio Tibagi

Vai até o dia 22, no Museu do Tropeiro, em Castro, a exposição "Rio Tibagi: nas águas da História". A cidade é a quarta escala da mostra, que reúne cerca de 60 fotos produzidas ao longo de dois anos da expedição que percorreu todos os municípios que margeiam o Rio Tibagi. A mostra traz fotos e informações sobre a expedição, o Rio Tibagi e os municípios pelos quais ele passa. De Castro, a mostra leva imagens da imigração holandesa; do castropeiro – prato típico do município; da Fazenda Capão Alto e do Pouso do Tropeiro. A visitação ao Museu do Tropeiro pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Vestiba UEL

A UEL abre hoje as inscrições para o vestibular 2015, que será realizado nos dias 2 de novembro (1.ª fase) e nos dias 30 de novembro; 1 e 2 de dezembro (2.ª fase). Estudantes interessados têm até 11 de setembro para se inscrever exclusivamente pela internet, no endereço www.cops.uel.br. A taxa de inscrição é de R$ 118. Serão oferecidas 3.090 vagas, em 66 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações. Colaboraram: Luiz Carlos da Cruz e Heliberton Cesca

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]