Você abre um pequeno comércio e, de um dia para outro, a prefeitura autoriza um tapume avançado na calçada para uma obra no terreno do lado. O resultado é que seu comércio "desaparece". É o que aconteceu na Rua Conselheiro Laurindo, no centro de Curitiba. O tapume "avançou" sobre a calçada e um salão de cabeleireiro sumiu das vistas dos pedestres. A saída foi pintar a parede do tapume (foto). Do outro lado, um restaurante chinês se obrigou a avançar ainda mais o seu painel móvel. Pior para os pedestres.* * * * *
Eu vou
Unilivre do Meio Ambiente
O que tem lá
Uma antiga pedreira, que abriga espaço para cursos e treinamentos. O caminho até o lago é feito em um elevado de madeira. A paisagem é encantadora e o lugar é de contemplação da natureza. Dependendo do clima, observar os detalhes do paredão entre a névoa é um exercício de relaxamento. Local de produção de conhecimento multi e interdisciplinar sobre meio ambiente e sustentabilidade urbana, a Unilivre desenvolve e executa projetos sócioambientais e programas de capacitação para diversos segmentos: escolas, empresas, órgãos públicos, sindicatos e demais entidades do terceiro setor. Também recebe grupos escolares e corporativos para visitas monitoradas.
Onde fica
Rua Vitor Benato, 210, no Pilarzinho. Consulte o site: www.unilvre.org.br ou pelo fone 3254-3734.
* * * * *
Cavalo encilhado
Para que os leitores não corram o risco de perder o seu "cavalo encilhado", expressão que indica "oportunidade única" (preste atenção, porque um cavalo encilhado só passa uma vez na sua frente. Se você não montar...), a coluna informa que os principais sorteios de sábado das loterias da Caixa serão realizados hoje. A Mega-Sena pode pagar o prêmio de R$ 22 milhões, por exemplo. O valor será suficiente para faturar 100 mil reais por mês na poupança, ou então comprar uma frota de cerca de 880 carros populares.
Encontro interativo
Os asilos clandestinos e o sistema de fiscalizaçao das casas de repouso são temas do debate que o Ministério Público do Paraná promove hoje com representantes dos municípios da região metropolitana, entidades de defesa dos direitos dos idosos e demais autoridades sanitárias. O evento começa às 14 horas, na sede do MP, na Rua Marechal Hermes, 751. Quem quiser, pode mandar suas perguntas pelo e-mail caopddi@mp.pr.gov.br
Bandeira do Coxa
Amor pelo time do coração é assim mesmo, escandaloso. Torcedores do Coritiba que moram em um edifício muito elegante no Bairro Batel não economizaram no tamanho da bandeira, hasteada na cobertura do prédio. Em mastro oficial e não aquela haste acanhada e improvisada, geralmente usada por torcedores uma gigantesca bandeira do time tremula ao vento. Certamente, o condomínio todo é coxa-branca.
Fila para quê?
Está provado: o curitibano não resiste a uma fila... Leitora que foi no último fim de semana ao cinema, no Shopping Estação, estranhou as longas filas para entrar na sala de projeção. Afinal, pensou ela, se os ingressos são vendidos com lugar marcado e numerado, não haveria necessidade de tanta lentidão na entrada. Deve ser o costume, já que existe fila para tudo. Até para pagar a conta na saída do bar ou do restaurante.
* * * * *
"Viva de tal modo que você não fique envergonhado em vender seu papagaio ao maior fofoqueiro da cidade."
Will Rogers, comediante norte-americano.