O motorista da linha Vila Rex que não parou para pegar três passageiros e ainda deu um "tchauzinho" para o trio que ficou no ponto do ônibus será punido. Ele foi identificado pela Urbs, que estuda a punição a ser aplicada o que dependerá de alguns fatores, como o histórico dele. A denúncia feita pela coluna foi confirmada graças ao uso do sistema de monitoramento dos ônibus, que inclui GPS, computador de bordo e bilhetagem eletrônica.
Com a utilização dos recursos disponíveis, a Urbs conseguiu determinar o horário exato em que o motorista saiu do ponto final, o momento em que passou reto pelo ponto onde os três usuários aguardavam e ainda a parada de 10 minutos na Praça Rui Barbosa, quando o programado eram 5 minutos.
O sistema de monitoramente e controle pode ser usado em todas as investigações envolvendo o transporte coletivo de Curitiba. Ele traz benefícios aos usuários, que conseguem provar assim suas denúncias, mas também motoristas e cobradores, que possam ser alvos de queixas indevidas.
Dentistas do bem
Amanhã será realizada uma megatriagem para selecionar jovens carentes, com idade entre 11 e 17 anos, para receber tratamento odontológico gratuito. A promoção é da TdB e da Oral-B. O evento acontece simultaneamente em Portugal, no Brasil e em outros 10 países da América. Em Curitiba, a ação acontece no Colégio Estadual Polivalente, a partir das 8h30, de manhã e a partir das 14 horas, à tarde. Os jovens selecionados serão encaminhados para cirurgiões-dentistas voluntários do projeto Dentista do Bem, que farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos.
Conversa afiada
Márcia Ferreira Prestes, arquiteta e urbanista, professora do Departamento de Construção Civil da UTFPR.
Canaleta é para ônibus
A falta de opções e de conscientização da população contribui para o uso indevido das canaletas de Curitiba por ciclistas, pedestres e skatistas. Para a urbanista Márcia Ferreira Prestes, mudar esse comportamento passa obrigatoriamente pela maior oferta de equipamentos urbanos e comunitários nos bairros mais distantes da cidade.
Hoje temos muitas pessoas usando as canaletas para a prática de esportes.
Por que isso ocorre?
As canaletas são vias de uso exclusivo de ônibus e veículos oficiais, portanto, espaços inapropriados para uso da população com a finalidade de lazer, circulação de pedestres e ciclistas, visto que uma pequena distração pode ocasionar um acidente. Porém, isso ocorre em parte pela falta ou precariedade dos equipamentos urbanos e comunitários em vários bairros da cidade. Ocorre também pela falta de conscientização da população para os perigos desta prática.
Você falou em falta de equipamentos. Refere-se à periferia?
Os espaços públicos devem ser destinados no momento da concepção do projeto de parcelamento do solo. Mas em vários bairros de Curitiba, principalmente na periferia, isso não foi feito. E a ausência de áreas públicas é um fator que dificulta a implantação de praças, parques e bosques com a proximidade que seria adequada para a população, em torno de 10 a 20 minutos a pé do equipamento. Os bairros mais afastados, como os da Região Sul, necessitam de uma maior atenção do poder público, pois se analisarmos a distribuição dos parques veremos que há uma grande concentração destes na região norte.
Colaborou Osny Tavares
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