O projeto Vila da Cidadania (oficinas dadas no contraturno de escolas da rede estadual de ensino, em Piraquara) aproveita o embalo das eleições para exercitar a democracia com os alunos participantes. A "Vila" instalada na antiga cidade mirim da empresa BS Colway Pneus recebe 1,8 mil estudantes de 25 escolas da região. O local tem 30 mil metros quadrados e 20 pequenos prédios que simulam o espaço urbano. É proposta de ponta, idealizada pelo biólogo Lúcio Ferracin e pelo professor de Literatura Elival do Couto Souza. A escolha de deputados, prefeitos e vereadores mobilizou a Vila da Cidadania nesta semana. Os candidatos gravaram vídeos, apresentando-se, e fizeram programas de governo que passam pela alimentação, convivência e recreação. Assunto não falta.
Expectativa
Para garantir a participação, as eleições foram descentralizadas, ocorrendo a cada dia em escolas diferentes que integram o projeto a exemplo da "João Batista", "Vila Macedo", "Boa Esperança", "Tarsila do Amaral", "Aníbal Khury" e "Zumbi dos Palmares". Fica a expectativa sobre os vencedores. E a certeza de que a eleição na "Vila" vai se tornar mais um tema de debate entre os educadores.
Espaço agitado
A "Vila" tem rádio comunitária, orquidário, banda e cada vez mais se abre para a comunidade. À noite, o espaço abriga aulas de Português para os haitianos que vivem no município vizinho, Pinhais.
Livros de graça
Quem acompanha a coluna sabe que a gente adora divulgar iniciativas que estimulem as pessoas a lerem ser gastar nada ou quase nada. Há muita coisa boa pipocando por aí, como o projeto Coleção Itaú de Livros Infantis, que envia publicações gratuitamente para a casa dos interessados. São dois títulos. Para receber as obras, basta fazer um rápido cadastro no site da instituição (https://www.itau.com.br/crianca/pratique/). Os livros são selecionados por uma comissão de estudiosos. Neste ano, eles levaram em consideração critérios como: foco na faixa etária de 0 a 5 anos; livros que também despertem o interesse de adultos que vão acompanhar as crianças na leitura; e premiações em projetos e programas de leitura. Uma excelente oportunidade para quem tem filhos, é professor ou quer presentear uma criança!
Doe brinquedos
O Dia das Crianças está chegando e o Hospital Nossa Senhora das Graças lançou uma campanha para arrecadar brinquedos que serão entregues a pacientes mirins internados nos hospitais de Curitiba que atendem pelo SUS. Podem ser doados brinquedos novos ou usados em bom estado, e que permitam fácil higienização, devido às recomendações hospitalares. O posto de coleta fica no hospital, na Rua Alcidez Munhoz, 433, no bairro Mercês. As doações podem ser feitas até o dia 17, sexta-feira.
Almoço paroquial
O Santuário Cristo Rei e São Judas Tadeu, em Curitiba, promove hoje almoço a partir das 11h30. O cardápio inclui maionese, salpicão de frango, legumes e folhas, coxa e sobrecoxa de frango assadas, posta recheada, capeletti ao molho catupiry, espaguete ao alho e óleo e arroz branco. O dinheiro arrecadado será revertido em obras da igreja. O investimento é de R$ 30 por pessoa. O santuário fica na Rua Germano Mayer, 410, no Cristo Rei.
Colaborou: José Carlos Fernandes
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião