O tipo de trote mostrado na foto virou moda. Normalmente os veteranos obrigam os calouros a pedir dinheiro nas esquinas, dinheiro que se destina a cobrir gastos do próprio trote e, não raramente, a comprar a bebida que vai regar essa "recepção". Os calouros são, portanto, expostos ao ridículo, como esses, recentes aprovados nos vestibulares da UTFPR, depois de (in) devidamente lambuzados. Os veteranos não poderiam pensar em algo mais útil, mais solidário?
* * * * *
Por uma boa causa
A Avan está começando uma campanha para arrecadar material de construção e casinhas para os animais. A ONG precisa com urgência de casinhas tamanho 2, 3 e 4 com telhado de zinco; de 25 sacos de cimento, 3 metros cúbicos de areia média, 3 metros de pedra brita média, uma dúzia de ferro estribo para armação e uma dúzia de ripão. O material servirá para construir um local para a guarda de ração e um pátio coberto. O material pode ser comprado na Pavin e Pavin (fone 3311-8500), no centro de Colombo.
Informações com Ernani, fones (41) 3656-6989 e 9657-1107.
* * * * *
Uma nova utilidade
Durante o 17.º Salão Paranaense de Turismo, que ocorre nos dias 1.º e 2 de abril, no Expo Unimed, em Curitiba, a Special Paraná empresa especializada em turismo receptivo, vai lançar uma novidade: os passeios com Segways. Não conhece? São aqueles veículos elétricos individuais utilizados recentemente pela Guarda Municipal, como teste. Agora, os veículos serão uma forma divertida e diferente de passear pela cidade.
Exame médico 1
Conseguir um exame médico para praticar atividade física em academia está cada vez mais difícil em Curitiba. Os instrutores não querem se responsabilizar por qualquer problema que ocorra com os alunos e exigem o documento. No procedimento padrão, os clínicos gerais encaminham os pacientes para cardiologistas que, por sua vez, pedem testes ergométricos. Quem não tem paciência e dinheiro acaba desistindo. Os testes podem custar o equivalente a duas mensalidades de uma academia.
Exame médico 2
Quando não há vaga imediata na agenda dos cardiologistas e clínicos, os atendentes dos consultórios orientam os esportistas impacientes a procurar as seções de pronto-atendimento dos hospitais para pedir o exame que libera a prática de atividades físicas. Para conseguir consulta imediata no pronto-atendimento, no entanto, é necessário simular alguma emergência e, na mesma consulta, pedir o exame médico. Sorte dos esportistas que têm amigos médicos e não chegaram às academias já cansados.
Cachorros na rua
Mãe e filho voltavam da missa no domingo à tardinha, no Bacacheri. Caminhando tranquilamente como sempre fazem. De repente, um cachorro "tipo policial" escapou do portão de uma casa vizinha a deles, por sinal e atacou primeiro o menino, que foi mordido no braço e por pouco não precisou de um enxerto, e depois a mãe, que tentou intervir. Só com a saída da dona é que o animal se acalmou. Cachorros violentos têm que ser muito bem presos em casa. A rua, que nos dias de semana parece se manter em aparente ordem, no final de semana parece degringolar.
* * * * *
"Você não tem necessidade de ser um poeta, mas você é obrigado a ser um cidadão."
Nikolai Nekrasov, poeta russo.