Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Típico de inverno

 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
(Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

Ontem foi um daqueles dias típicos do inverno curitibano, sem sol (e até chuvas fortes em alguns pontos) e com muito frio. Segunda-feira teve a temperatura máxima pela manhã, prenunciando uma terça ainda mais fria. Os termômetros de rua marcaram de 8ºC para menos no começo da tarde (foto), o jeito foi procurar agasalhos mais grossos, porque o vento aumentava a sensação de frio. Um incentivo para participar das campanhas de agasalho, porque o inverno promete ser longo.

Minha sugestão ...

"Eu me criei no interior e ficava indignado com aquelas famílias que tinham um pedaço de terra, mas nunca plantavam nada para o sustento próprio. Minha família morava num pedaço de terra que o patrão cedia na beira da estrada. Era pouco, mas a gente sempre tinha mandioca, feijão, milho e alguma verdura para ajudar na mesa. Eu gostaria de sugerir que, mesmo aqui na cidade, quem tiver um quintalzinho que faça uma horta. Cada pé de alface que for colhido vai ser bom para a saúde e para o bolso."

José Aparecido, 49 anos, morador do Cajuru, em Curitiba.

Novo golpe no ar

Você não pediu nada, mas de repente chega alguém em seu prédio dizendo ser o técnico da NET que veio instalar o sistema High Definition (alta definição) em sua tevê a cabo. O homem chega com uma maletinha e um uniforme e se apresenta para o porteiro, dizendo que vai no apartamento tal para fazer a instalação. Fica um alerta para porteiros e domésticas, para só deixar entrar depois de checar com o morador se ele realmente encomendou tal serviço. E mesmo assim exigir identificação do profissional.

Limite ignorado

Uma Kombi que transportava material de campanha de um candidato do PT estacionou ontem, no começo da tarde, na faixa de segurança da Rua Tibagi, esquina com a Avenida Visconde de Guarapuava. Provavelmente não ficou muito tempo ali, mas por alguns minutos – enquanto distribuía bandeiras e panfletos – prejudicou a circulação de pedestres em vias de grande movimento de automóveis. As leis de trânsito não caducam em tempos de campanha eleitoral.

Motoristas malcriados

Um grupo de 80 cicloativistas paulistanos participou no fim de semana, em Curitiba, de mais uma promoção do movimento "Bicicletada", que reuniu cerca de 200 ciclistas nas ruas da cidade. Um paulistano se disse surpreso com a falta de educação dos motoristas curitibanos: "Ninguém dá a preferência. Os ônibus, então, nem se fala: levei duas ‘finas’". Ciclistas de Curitiba buscam apoio para a criação de ciclofaixas, para incentivar o uso da bicicleta. Apoios: www.votolivre.org

Para-choques

Cidadão que caminha pela ciclovia junto ao trilho do trem no bosque (Ahú/Boa Vista) – que volta e meia é assunto da coluna, por ter se transformado em depósito de lixo – conta que, de uns tempos para cá, vem notando que um dos tipos de lixo deixados lá são para-choques de carros.

"Ontem (segunda-feira) havia seis, de várias marcas", diz o leitor. "Seriam de alguma oficina da região? Ou de algum desmanche?" – questiona. De qualquer forma, por que justamente para-choques?

Uso indevido

Moradora do Centro Cívico reclamou da Sociedade Protetora dos Animais (Spac) o envio de uma carta ofensiva, com ameaças de retirada de seu cão. Pior: a pessoa que deixou a carta assinou pela responsável da sociedade. A Spac esclarece que não ameaça ninguém, nem por carta nem pessoalmente. A instituição orienta as pessoas sobre cuidados com os animais e, caso verifique maus-tratos, registra queixa nos órgãos competentes. Mas não faz ameaças. Informações: www.spacuritiba.org.br

* * * * * *

"Conheço muitos que não puderam, quando deviam, porque não quiseram quando podiam."

François Rabelais, padre e escritor francês.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.