A estátua em bronze de Tiradentes, que foi retirada da praça de mesmo nome, no Centro de Curitiba, para restauração, retornará ao local para uma reinauguração hoje, às 19 horas. Na segunda-feira (21) haverá uma solenidade, organizada pela Polícia Militar do Paraná, que contará com depósito de flores na estátua, um desfile militar em homenagem ao patrono das polícias militar e civil, seguido por um desfile de escolas. De acordo com a assessoria da polícia, a banda da PM também se apresentará, e haverá representantes de todas as unidades da Polícia Militar do Paraná e também da maçonaria.
Histórico
Esculpida pelo artista paranaense João Turin (1878-1949) em 1927, a estátua do mártir da Inconfidência Mineira foi retirada para restauração no dia 25 de julho do ano passado. O projeto faz parte de uma ampla recuperação do acervo de Turin. A empreitada foi coordenada pela Fundação Cultural de Curitiba e realizada no Ateliê João Turin, pelo escultor Elvo Benito Damo.
Garrafa misteriosa
Na ocasião da retirada da estátua da Praça Tiradentes, os profissionais encontraram uma garrafa com uma mensagem que teria sido colocada no momento da instalação da peça no atual local, em 1932. A carta fazia menção a uma cápsula do tempo que existiria embaixo do pedestal antigo, localizado a 30 metros do atual.
Festa italiana
No dia 27 de abril, próximo domingo, o Instituto Gui Darin promoverá em Curitiba a 2ª Festa Italiana, com pratos típicos. A renda obtida com o evento será destinada à Escola Guilherme Canto Darin, que oferece atendimento a alunos com deficiência intelectual e múltipla deficiência. Além das massas, frango e polenta, a festa terá diversas atrações, entre elas a apresentação dos alunos da escola e do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Santa Felicidade. Começa ao meio-dia, na Rua Tamoios, 1.385, no bairro Vila Izabel. O ingresso custa R$ 35 e está à venda na secretaria da Escola Guilherme Darin. Mais informações: 3333-0043.
Pé e nariz vermelhos
A semana de 22 a 27 de abril estará cheia de atrações gratuitas para crianças e adultos de Londrina e região. Nesse período será realizado o 3º Festival do Nariz Vermelho, que traz apresentações de palhaços de companhias da cidade e de outras localidades. Serão 18 apresentações ao ar livre, de nove grupos, durante os seis dias de programação. Na próxima terça-feira haverá apresentação do grupo Triolé Cultural, às 11 h, na Praça Marechal Floriano Peixoto. No mesmo dia, na Concha Acústica, às 19 horas, a Cia Pé de Vento Teatro, de Florianópolis, se apresenta com o espetáculo infantil "Bom Apetite".
População LGBT
Resolução publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira estabelece parâmetros de como devem ser tratados lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) em instituições de privação de liberdade. Uma das determinações é que a pessoa travesti ou transexual tem o direito de ser chamada pelo nome social. Deve ainda ser garantido à pessoa LGBT o benefício do auxílio-reclusão aos dependentes, inclusive ao cônjuge ou companheiro do mesmo sexo. Outro item da resolução estabelece que deverão ser oferecidos espaços de vivência específicos às travestis e aos gays privados de liberdade em unidades prisionais masculinas. A transferência da pessoa presa para o espaço de vivência específico ficará condicionada à expressa manifestação de sua vontade.
Colaborou: Yuri AlHanati
Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora