Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Tiros no Concórdia

 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
(Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

Boatos sobre a demolição da Sociedade de Tiro do antigo Clube Concórdia de Curitiba, incorporado ao Curitibano em julho do ano passado, estão agitando os ânimos nas Mercês. Surgiram relatos, emocionados, de vizinhos à sede situada na Rua Jacarezinho de que a demolição já estaria em curso, mas a assessoria de imprensa do Curitibano nega. Segundo a assessoria, a sede Mercês está em obras, mas para a melhoria em dois campos, construção de vestiários, secretaria, lanchonete e restaurante. Quanto à manutenção da Sociedade de Tiro, a assessoria informa que ainda não há uma definição.

Se a tendência for seguida, porém, o grupo será preservado, já que, ao assumir o clube, o Curitibano se comprometeu a "manter as tradições germânicas e históricas do Concórdia". Dentro deste espírito, foram mantidos a modalidade de punhobol entre as práticas esportivas e eventos tradicionais, como a Festa da Cerveja, em outubro.

O Gesangverein Germânia, como era chamado na época, foi criado em abril de 1869, com o propósito de reunir alemães e seus descendentes. Ele só admitiu sócios que não dominavam o alemão após 1915 e passou por maus bocados durante a ditadura – em 1938, por exemplo, foi obrigado a passar a usar nome em português. A sociedade de Tiro foi assumida pelo Concórdia em 1970.

Farofa sem baderna

Até a manhã de ontem, quase 5 mil pessoas já haviam confirmado participação na Farofa no Granito, evento organizado pelo Facebook e marcado para a tarde do próximo domingo, nas novas calçadas da Avenida Batel. Os organizadores prometem um movimento – que protesta contra os altos custos do passeio feito parcialmente em granito – sem baderna ou lixo espalhado pelo chão. É esperar para ver!

Causas de hematomas

Muita gente pensa que os hematomas deixados após uma coleta de sangue são consequência da falta de jeito de quem faz o procedimento. Mas, na verdade, há vários fatores que contribuem para que uma pessoa fique ou não com o famoso "roxão". Os hematomas atingem, por exemplo, mais mulheres: 5% das mulheres ficam com a marca e apenas 1% dos homens. Também têm relação com raça, idade, nervosismo, veias finas e, é claro, a inabilidade de quem faz a coleta.

Feijoada beneficente

No próximo sábado, o Instituto para Cuidado do Fígado realiza a sua 2ª Feijoada Beneficente. Neste ano, 300 camisetas estão à venda para o evento, que terá 100% da renda revertida para a causa – o ICF atende gratuitamente pacientes com problemas no fígado. A camiseta, que custa R$ 55, dará acesso à feijoada no Santa Marta. Mais informações: 3323-7228 e 3223 2219; www.icfigado.org.

"Nóis fica surdo, mais não baixa"

A frase acima está circulando pela cidade em adesivos colocados em carros em que os motoristas não abrem mão de ouvir som alto. Além da irritação que essa postura provoca em outros condutores – até porque, em geral, a música é de péssimo gosto –, os maiores prejudicados são os próprios motoristas e os passageiros dos veículos, que certamente terão problemas auditivos se a prática for mantida por um tempo prolongado. Isso sem mencionar o risco de acidentes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.