Os casarões, monumentos e espaços culturais do Centro Histórico de Curitiba já podem ser visitados de qualquer parte do mundo por meio de um tour virtual. A ferramenta está disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba (fundacaoculturaldecuritiba.com.br/tourvirtual) e é resultado de um projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da prefeitura. A ferramenta oferece ainda conteúdos em Libras (Língua Brasileira dos Sinais) e audiodescrição, o que permite que pessoas com necessidades especiais também façam as visitas. O tour mostra interna e externamente espaços como o Memorial de Curitiba, a Mesquita Muçulmana e o Museu Paranaense.
Complementos
O projeto foi idealizado pela Index Informação Integrada, empresa paranaense de Gestão da Informação, e conta com o patrocínio do Grupo Positivo. Como contrapartida social, há um CD-ROM e um livreto descrevendo cada um dos espaços históricos, que serão enviados a escolas da rede municipal e estadual, bibliotecas públicas da capital e de outras cidades do Paraná, Faróis do Saber e Casas de Leitura. Você acha que a visita virtual pode estimular as pessoas a conhecerem pessoalmente esses espaços?
Osteoporose
No Dia Mundial de Combate à Osteoporose, celebrado hoje, a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo reunirá uma equipe de profissionais para oferecer atendimento gratuito, das 10 às 17 h, a pessoas acima dos 50 anos de idade. Promovida no Ginásio do Sesc Centro (R. Pedro Ivo, 755), a ação inclui avaliação do risco de osteoporose, medição de pressão arterial, testes de glicemia e de equilíbrio, além de avaliações físicas, odontológicas e nutricionais.
Estratégias para o Facebook
Neste mês, Liliane Ferrari, eleita pelo IG uma das dez mulheres mais influentes da internet brasileira, vem ao Paraná ministrar um curso para quem deseja aperfeiçoar seus conhecimentos em mídias sociais e alavancar os resultados obtidos por suas fan pages. Ela estará em Curitiba no dia 24, sexta-feira, no Impact Hub, das 9 às 17 h. Entre outras coisas, falará sobre como ganhar relevância e garantir o engajamento nas redes sociais e os tipos de anúncios existentes hoje para essas plataformas. Inscrições: http://goo.gl/dKYPg0.
Amigas de longa data
Um grupo de amigas de escola vai se reunir hoje para discutir detalhes de uma festa que em 2016 deve marcar os 50 anos de uma amizade que começou quando elas estavam no ensino fundamental do Colégio Estadual Pedro Macedo, no bairro Portão, em Curitiba. No total, elas são em 120 amigas, que estudaram sete anos na instituição e guardam uma penca de memórias boas daquela época como o fato de terem conseguido escolher o próprio uniforme. "Nos outros colégios, todas as meninas usavam saia plissada. Decidimos que usaríamos calça e camiseta, uma grande inovação na época", conta a pedagoga aposentada Josett Mirian Teixeira, de 59 anos.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.