• Carregando...
 | Claúdio Feldens/Gazeta do Povo
| Foto: Claúdio Feldens/Gazeta do Povo

Uma das principais características do pinheiro araucária não é aquele tronco alto e reto? Pois é, e isso acontece sempre que se deixa a árvore crescer sem interferências. A araucária da foto, no entanto (que fica nu­­ma pracinha do Boa Vista) teve seu tronco podado em algum mo­­mento e cresceu com três galhos a partir de certa altura. Diante dos últimos acidentes com árvores em Curitiba, cabe perguntar se esses galhos não tendem a se abrir com o tempo.

* * * * *

Eu vou

Exposição "Ouro Sobre Azul"

O que é

Trata-se de uma exposição do artista plástico português Seixas Peixoto, que esteve durante dois meses no Museu do Ouro, na França, e tem como tema a Filigrana Portuguesa – um trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho.

Quando e onde

A exposição de Seixas Peixoto, que integra as comemorações do Ano de Portugal no Brasil, será realizada entre os dias 6 e 22 de fevereiro no Shopping São José (Rua Izabel A Redentora, 1.434, São José dos Pinhais). Entrada gratuita.

* * * * *

Espada Chinesa

A Senda – Escola de Cultura Marcial Chinesa está trazendo para Curitiba um curso de teoria e prática de espada reta (jian), a mais nobre as armas chinesas. O curso, que começa na no dia 14 de fevereiro, terá quatro módulos com duração de uma hora e meia, sempre às terças e quintas, a partir das 19 horas. Nas aulas serão abordados aspectos históricos e práticos da arma, com aplicações. O curso é aberto a interessados em cultura chinesa, professores de Educação Física e praticantes de artes marciais. As aulas serão ministradas por Rodrigo Wolff Apolloni, doutor em Sociologia pela UFPR, Jorge Jefremovas, professor de Kung-Fu Tradicional, e Chang Yuan Chiang, professor de mandarim do Centro de Línguas da UFPR. Informações e inscrições em rwapolloni@gmail.com. O site da Senda é o www.shaolincuritiba.com.br .

Assassinos em potencial

É triste ver que, um dia após um colega jornalista perder a vida no trânsito, alguns motoristas não parem um segundo para refletir sobre o risco em que colocam os pedestres e a si próprios com uma direção irresponsável. Nesta quarta-feira, por volta das 18h20, no cruzamento entre as ruas Conselheiro Laurindo e Marechal Deodoro, um sujeito acelerou no sinal vermelho, passando sobre duas faixas de pedestre onde os transeuntes já se encontravam. Sem vergonha na cara, ainda macula a imagem da empresa que representa: a Cavo. Por favor, providências.

Nada de sacolinhas

Uma loja de produtos a R$ 1,99 da Rua João Negrão, no centro de Curi­tiba, já se associou à luta dos que querem proibir o uso de sa­­colas plásticas. "Não fornecemos sacolinhas. O meio ambiente agra­­dece", ou algo parecido, está escrito num cartaz colado na máquina re­­gistradora. Aos poucos, parece, os comerciantes estão se engajando nessa luta que, aliás, também é fator de economia para o comércio.

Onde comprar pão?

Duas panificadoras do Batel deixaram de atender aos domingos, segundo constatação de leitores que gostavam de tomar um café da tarde dominical. Eles se perguntam se a decisão tem a ver com a concorrência de um grande mercado que se instalou na região ou é questão de economia, apenas. "Pois, é! Não se pode negar o homem o direito ao pão de cada dia, e isso inclui o domingo", cutuca uma moradora.

* * * * *

"Se tratamos as pessoas como elas devem ser, nós as ajudamos a se tornar o que elas são capazes de ser."

Johann von Goethe, poeta alemão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]