Neste Dia das Crianças, que tal fazer com que o seu filho experimente uma forma de consumo mais consciente, desvinculada de apelos publicitários? Seguindo o exemplo de outras cidades do país, Curitiba terá neste ano uma Feira de Troca de Brinquedos, que por aqui será realizada pelo Instituto Nhandecy. O evento vai ocorrer no dia 12 de outubro (sábado), das 9 às 12 horas, na Casa Gomm, que fica na Rua Bruno Filgueira, 850, no bairro Batel. A regra é deixar as crianças negociarem sozinhas, sem a interferência de um adulto, que estará ali para mediar o acordo apenas se necessário. Para atiçar ainda mais a reflexão, haverá uma roda de conversa sobre consumo consciente mediada pela educadora do Hospital Pequeno Príncipe Maria Gloss.
Beleza não está em pauta
Enquanto conversava com a imprensa, a amiga da suposta vítima de um estupro, que teria sido cometido por jogadores de futebol em Curitiba, foi surpreendida por uma pergunta inusitada. "Essa sua conhecida era uma mulher bonita?", questionou um jornalista, em tom jocoso. "Ai, não sei gente", foi a resposta. O comentário desagradou a uma parte dos profissionais que estavam ali trabalhando e lembrou uma polêmica envolvendo o humorista Rafinha Bastos, que chegou a dizer que uma mulher feia deveria agradecer ao ser estuprada. A indignação tem explicação simples: absolutamente ninguém bonito, feio, gordo ou magro deve ficar feliz por ser vítima de uma violência. Nesse caso, a aparência da pessoa é o mais insignificante dos detalhes.
Demorou, mas não falhou!
Pessoas que têm autismo, deficiência física, visual ou mental severa têm o direito de adquirir um veículo com a isenção de impostos, inclusive de IPVA. Se o deficiente for menor de idade, o direito é estendido aos pais, que tomam a frente e dão entrada no pedido. Ocorre que conseguir o benefício não é nada fácil. Recentemente, para uma matéria a respeito desse assunto, a reportagem da Gazeta do Povo não conseguiu encontrar ninguém que tivesse conseguido levar o processo de isenção até o fim. Pois agora há. Uma colega jornalista, mãe de uma criança com autismo, acaba de conseguir a isenção de IPI e de ICMS para compra de um carro novo.
Atendimento precário
O processo levou seis meses e incluiu laudo médico, perícia e comprovação de renda para arcar com a compra. Com todos os documentos em mão, o primeiro passo foi requerer a isenção de IPI na Receita Federal. Depois de aprovada, foi a vez de pedir a isenção de ICMS na Receita Estadual. A jornalista lembra que, embora seja um bom desconto, preferiria que o governo oferecesse atendimento gratuito e de qualidade à saúde e educação das crianças e adultos com autismo. "Tive um desconto de R$ 8 mil na troca do meu carro, mas esse valor eu gasto em menos de um ano só com as mensalidades do centro especializado em autismo que meu filho tem de frequentar", conta.
Carro vence desafio
O carro foi o veículo mais rápido na primeira edição do Desafio Intermodal de São José dos Pinhais (SJP), na Região Metropolitana de Curitiba. O evento, que na capital paranaense já ocorre há sete anos, tem como objetivo revelar a forma de transporte mais veloz e barata nos horários de maior movimento. Em SJP o desafio incluiu carro, ônibus, skate, moto, bicicleta, corrida e caminhada, num percurso de 5 km. O primeiro veículo a chegar concluiu a trajetória em 23 minutos e 18 segundos. Do segundo ao quinto lugar, os participantes conduziam motocicletas. A bicicleta ficou com a sexta posição (27 minutos e 22 segundos) e o ônibus foi o 15º a chegar (39 minutos e 44 segundos).
Baile especial
A Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional promove hoje, às 19 horas, no Salão Azul do Clube Curitibano, a 4ª Noite dos Sonhos, o baile de debutantes dos alunos com deficiência intelectual e múltipla deficiência atendidos pela instituição. Os convites estão à venda a R$ 20. Informações: (41) 3111-1804 ou 3111-1818. Saiba mais: www.fepe.org.br
Colaborou: Fernanda Trisotto e Adriana Czelusniak