No sábado, moradores da região do Parque São Lourenço, em Curitiba, "comemoram" o aniversário de um ano dos transtornos causados pelas obras no espaço de lazer. Foi neste dia, em 2012, que as 64 vagas de estacionamento foram interditadas, como parte do projeto de desassoreamento do lago. Doze meses se passaram, mas o serviço não foi finalizado. E, pior, desde outubro não são vistos mais operários no parque. Só os tapumes e os sacos de geotêxtil gigantes, para colocação do lodo resultante da dragagem, foram mantidos.
Os transtornos são mais visíveis nos fins de semana de calor, quando o parque fica lotado. A Rua José Brusamolin vira área de estacionamento, mesmo sem ter estrutura para isso. Os moradores também reclamam da sujeira, do cheiro ruim, da morte de peixes e da dificuldade de acesso a suas casas.
As obras de desassoreamento dos lagos do São Lourenço, Barigui e Tingui iniciaram em dezembro de 2011, segundo release da prefeitura divulgado na época. O texto informava ainda que seriam investidos R$ 9,8 milhões nos três lagos. Em nota, a prefeitura informou ontem que: "A atual administração recebeu a obra de desassoreamento do lago do Parque São Lourenço parada. No momento, todos os contratos do município estão sendo revistos e reavaliados para que haja total transparência em relação aos mesmos. A obra será retomada em breve."
Mais tempo no ponto
Se você tem a sensação de que nas últimas semanas o seu ônibus está demorando mais para passar, não é mera impressão. Com a redução do número de passageiros, os coletivos de Curitiba estão cumprindo o horário de férias. O intervalo do Hibribus verde, como exemplo, passou de 13 para 17 minutos. O horário de férias será mantido até o dia 14 de fevereiro.
Antes disso, na próxima segunda-feira, várias instituições de ensino retomam as aulas, entre elas a Pontifícia Universidade Católica. Para não perder o horário das aulas, nas primeiras semanas, os estudantes precisarão chegar mais cedo aos pontos de ônibus.
Niemeyer no samba
Oscar Niemeyer será o homenageado do carnaval deste ano da Unidos do Botão, a menor "Ex-cola de Samba do mundo", há 22 anos em atividade. Com o enredo "Apoteose Niemeyer: 104 anos de arquitetura em 15 minutos de samba", a folia está programada para esse sábado, na Boca Maldita, a partir das às 12 horas. Mais informações pelo site oficial: www.unidosdobotao.blogspot.com.br .
Proteção à natureza
A partir de amanhã, estarão abertas as inscrições para o Edital de Apoio a Projetos da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os interessados podem se inscrever até 31 de março. Podem concorrer ao financiamento projetos que contribuam para a conservação da natureza em todas as regiões do Brasil e que sejam realizados por instituições sem fins lucrativos. As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Grupo Boticário (www.fundacaogrupoboticario.org.br).
* * * * *
"Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos."
(Sigmund Freud, o pai da psicanálise).
Drex: o que é o “real digital” e por que a direita está em campanha contra ele
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Enquete: qual é a sua opinião sobre o fim da jornada 6×1?
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião