Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Um bom exemplo

 | Divulgação
(Foto: Divulgação)

O município de Dois Vizinhos, no Sudoeste do estado, adotou uma prática que deveria ser praxe em todas as cidades: comprou uma máquina trituradora de galhos, que transforma os restos vegetais (podas de árvores e roçadas) em compostagem ou adubo orgânico. Parte do material é doada para que produtores rurais possam recuperar áreas degradadas. Ao mesmo tempo, a cidade fica mais limpa, o que evita a proliferação de insetos e roedores.

Mortalidade materna

19% esta a queda registrada em 2011, na comparação com 2010, no número de mortes maternas. Foram 705 óbitos no primeiro semestre de 2011, contra 870 em igual período de 2010. É a maior queda nesse índice desde 2002, mas mesmo assim o Brasil não alcançará a meta da ONU, de chegar a 35 mortes maternas para 100 mil bebês nascidos vivos. Nossa média está em 63 por 100 mil.

Carro da PM

Na sexta-feira, por volta de 20h10, motoristas que arrancavam para atravessar a Mateus Leme vindos pela Brasilino Moura levaram um susto. O sinal já estava verde há algum tempo quando uma viatura da PM (Ecosport) que vinha pela Mateus Leme sentido bairro-centro virou à esquerda cantando os pneus. E por muito pouco não capotou, o que teria acontecido se ali não houvesse um daqueles recuos para estacionamento. E o motorista PM ainda saiu dando risada.

Perigo na Tamandaré

Alerta aos motoristas: está muito perigoso deixar o carro na Rua Almirante Tamandaré, especialmente na quadra entre as ruas Itupava e Conselheiro Carrão. Dois jovens que moram num prédio naquele local – que já foi arrombado – receberam visitas que deixaram por três vezes o carro na rua. Mesmo sendo de dia, em todas as ocasiões o veículo foi arrombado e teve o pneu estepe furtado. A polícia não veio em nenhuma das vezes, mas disse saber do problema. Uma invasão num terreno próximo é considerada pelos vizinhos a fonte dos meliantes.

Parada forçada 1

Meio sem querer, a população teve de parar. Um aguaceiro forçou centenas de pessoas a permanecerem dentro do barracão da Rua da Cidadania da Praça Rui Barbosa, em Curitiba, na última sexta-feira. Cachoeiras corriam dos beirais. As expressões de quem estava apressado foram aos poucos se aproximando das estampadas por quem estava apenas passeando. Demorou alguns minutos para que todos se acalmassem, mas, como a chuva era insistente e forte, não restou outra alternativa.

Parada forçada 2

Goteiras fizeram pequenas lagoas no piso, vendedores pegaram rodos e vassouras para afastar a água de suas bancas, artesãos se encolheram nas barracas e a multidão simplesmente esperava em pé, quieta, nos corredores. Tanta gente e ninguém comprava nada. O silêncio era de surpreender. O que todos precisavam talvez fosse justamente de alguns minutos de pausa, mesmo que forçada.

* * * * *

"Em um banquete deve-se comer sabiamente mas não tão bem, e conversar bem mas não tão sabiamente."W. Somerset Maugham, novelista inglês.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.