Amanhã, dia 21 de setembro, as árvores do Passeio Público, o parque mais antigo de Curitiba, estarão carregadas de poemas. No Dia Nacional da Árvore, a capital paranaense vai participar, junto com outras 69 cidades do país, de uma mobilização para incentivar a leitura e divulgar o trabalho de escritores locais. Quem passar pelo Passeio entre 8 e 17 horas encontrará poemas pendurados com barbante nos troncos. Os textos serão selecionados pela organização do evento e impressos em papel reciclado. A ideia é que a leitura seja feita no parque. O organizador local da iniciativa, Junior Franco, explica que os poetas de Curitiba e região metropolitana interessados em participar podem enviar os poemas até hoje, ao meio-dia, para o e-mail umpoemaemcadaarvorectba@gmail.com. Serão selecionados 50 textos.
Origem
Além de Curitiba, Maringá será a outra representante do Paraná no evento, chamado "Um poema em cada árvore". Esse será o segundo ano consecutivo em que o município do Norte paranaense participará. A mobilização surgiu em 2010, na cidade mineira de Governador Valadares, idealizada pelo poeta Marcelo Pereira Rocha e o Instituto Psia. Lá, o evento ocorre mensalmente (foto). Em 2011 e 2012, ele foi uma das iniciativas finalistas do Prêmio Viva Leitura, da Organização dos Estados Ibero-Americanos.
Você sabia?
O Dia Nacional da Árvore foi criado em 1965, pelo presidente Castello Branco. A data é comemorada dois dias antes do começo da primavera.
Pedido de paz
A correria no Calçadão da Rua XV de Novembro, em Curitiba, deve ser quebrada por alguns minutos amanhã, a partir das 11 horas. Nesse horário, alunos do Colégio Nossa Senhora do Rosário vão promover um flash mob, uma aglomeração instantânea de pessoas, num local público, para uma ação inusitada. Eles vão ficar alguns segundos parados em meio ao corre-corre das pessoas, até que elas percebam a inércia de diversos jovens. Na sequência, distribuirão rosas brancas simbolizando o pedido de um mundo melhor. O objetivo é marcar o Dia Internacional da Paz, comemorado também em 21 de setembro.
Trupe do barulho
Mais um leitor entrou em contato com a coluna para reclamar do barulho feito nos fins de semana por motociclistas que transformam as ruas de Curitiba em pistas de exibição (o pior é que isso ocorre perto de hospitais!). Segundo Ronaldo Schubert, o problema acontece principalmente na Avenida Vicente Machado e na Rua Desembargador Motta. "Começa sexta-feira e vai até domingo à noite. Eles param as suas motos no semáforo de madrugada e aceleram exaustivamente, fazendo um enorme barulho", conta o leitor. O Hospital da Cruz Vermelha, o Hospital Geral do Exército e o Vita Batel são alguns dos estabelecimentos que ficam nas imediações da algazarra.
Faxina coletiva
Neste sábado, a partir das 8h30, centenas de voluntários vão ajudar na limpeza da praia de Caiobá, no Litoral do Paraná. A ação é organizada pelo Instituto Corpore, que desenvolve projetos nas áreas de educação, meio ambiente e saúde. Mais de 500 voluntários se inscreveram e a limpeza será feita em toda a orla. A concentração será na Avenida Atlântica, em frente da Sorveteria DVicz. Mais informações: www.institutocorpore.org.br/
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião