De não alfabetizados a pós-doutores. Todos podem se matricular nos cursos da Universidade da Maturidade, iniciativa dedicada ao público com mais de 60 anos que a Universidade Positivo lança no próximo dia 16. O pré-requisito é o interesse no bem-estar. “O programa oferece cursos livres para exercício do corpo e da mente, com a iniciativa de aprimorar conhecimentos, potencializar saberes e promover a saúde física e mental das pessoas com mais de 60 anos, com cursos desenvolvidos especialmente para este público”, explica a professora Sandra Moreira Oliveira, coordenadora do projeto. As aulas serão ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 15h30, e das 15h30 às 17 horas. Entre as opções, há atualidades, aprimoramento pessoal, dança, espiritualidade, informática, oficina da memória, musicalização, pintura e arte, teatro e línguas, além de aulas de alongamento, todas no campus Praça Osório, no Centro de Curitiba. Apenas as aulas de hidroginástica e musculação serão no campus Ecoville, devido à infraestrutura. “As aulas vão ser dentro da faculdade, em meio ao público jovem. No início, há um estranhamento, mas depois se desenvolve essa troca do ímpeto do jovem com o percurso do idoso, e isso é realmente fantástico”, conta Sandra.

CARREGANDO :)

Vontade de viver

CARREGANDO :)

Psicóloga, Sandra foca sua pesquisa em “como envelhecer sem perder o ânimo de viver”. Nesse sentido, os cursos da Universidade da Maturidade foram pensados não só para desenvolver o indivíduo, mas para construir um sentimento de pertencimento. Com o passar dos anos, as pessoas têm perdas e, por isso, é importante construir vínculos de trabalho, estabelecer contatos, ter ações voluntárias, por exemplo. Com esses exemplos, Sandra explica que “é importante viver e viver bem até o último suspiro”.

#OFeminismoSouEu

Publicidade

Durante a semana do 8 de março, a empresa de desenvolvimento humano Self lançou a campanha #OFeminismoSouEu. O projeto reuniu fotos de homens e mulheres – em uma parceria com o Fotoverbe-se – contrárias à violência contra a mulher. Essa última fase contou com o apoio da fanpage “Elas também”, dedicada ao compartilhamento de histórias de mulheres inspiradoras. Links para os conteúdos podem ser conferidos na fanpage www.facebook.com/selfdh ou pela hashtag #ofeminismosoueu – também no Facebook.

Festival de Inverno

O 25º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe inscrições para oficineiros até 30 de abril. Para os espetáculos, vale música instrumental e erudita, artes cênicas e artes performáticas. Já as oficinas podem ser das áreas de artes cênicas e visuais, música, dança e comunicação. Além disso, é preciso informar se o público-alvo é infantojuvenil, adulto, de educação especial, arte-educação ou para a maturidade. Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo www.proec.ufpr.br/festival2015. O festival será realizado entre 11 e 18 de julho, em Antonina, no Litoral do Paraná.

Mutirão de limpeza

Neste domingo (8), o pessoal da Igreja de Deus (Sociedade Missionária Mundial) promove uma “catação de lixo” ao longo da Rua XV de Novembro, em Curitiba. A ação começa às 9 horas, na sede da igreja, na Rua Presidente Faria, 272, no Centro. A iniciativa é aberta à comunidade. A religiosa Cristiane Falcão explica que a ideia é promover a preservação e que atividades do tipo são tradicionais do período que precede a Páscoa. Mais informações pelo email cristiane144000@gmail.com.

Descarte de ideias

Na semana da mulher, o salão de beleza Godiva, em Curitiba, promoveu o “descarte de ideias velhas”. Quem passou pelo local, encontrou papéis com inscrições com comentários machistas como “não existe mulher difícil, existe mulher mal cantada”. As frases foram retiradas pelos transeuntes e jogadas em uma lixeira disponível no local especialmente para isso.

Publicidade

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.