Até o dia 2 de agosto estão abertas as inscrições para as vagas remanescentes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal. Em Curitiba, há 166 vagas disponíveis. O programa custeia as mensalidades de cursos técnicos, com foco no mercado de trabalho. No Centro Tecnológico da Universidade Positivo (UP), as opções são Técnico em Enfermagem, em Citopatologia e em Meio Ambiente. No Senai da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a opção é o Técnico em Alimentos; e, no Colégio Técnico de Curitiba (no Portão), o Técnico em Informática para Internet. Para se inscrever no Pronatec, acesse o site http://sisutec.mec.gov.br, preencha o estado e a cidade e confira as vagas abertas.

CARREGANDO :)

Tecpuc

CARREGANDO :)

Já as vagas remanescentes do Pronatec no curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Tecpuc, foram todas preenchidas nesta segunda-feira (20). Elas podem voltar a aparecer no sistema, caso algum candidato tenha seu pedido negado. A instituição disponibiliza ainda oito cursos técnicos com descontos na mensalidade que variam entre 10% e 20%.

Escola de negócios

Ainda no mês de julho, a Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP) realiza o programa Ciclo Express, com cursos de rápida duração e foco no mercado. Finanças pessoas, marketing pessoal, tendências do varejo e contabilidade para não contadores são algumas das opções, todos realizados em dois dias. O início varia entre os dias 29 e 30 de julho, conforme o que for escolhido. Mais informações pelo site www.up.edu.br/extensao/ciclo-express-mais-negocios.

Publicidade

Livros para deficientes visuais

Cerca de 1,5 mil livros em braille compõem o acervo das casas de leitura e tubotecas, da prefeitura de Curitiba. São 27 pontos de leitura. A aquisição mais recente é a coleção de livros com dez histórias dos irmãos Grimm, de Wilson Moreira Júnior, publicada em braille e com fonte ampliada, pela Fundação Dorina Nowill. Também estão disponíveis os clássicos Vidas Secas e São Bernardo, de Graciliano Ramos, Gabriela Cravo e Canela, de Jorge Amado, O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway, entre outros. Nas tubotecas, os livros recebem uma etiqueta de identificação em braille.

Escola de Escrita

O jornalista José Carlos Fernandes, da Gazeta do Povo, dá a largada aos cursos do segundo semestre da Escola de Escrita, em Curitiba, a partir da próxima quinta-feira (23). O local oferta cursos inspirados pelo ideal de que “todo mundo é um escritor”. Além da oficina de “recortes da arte contemporânea”, de Fernandes, estão abertas as inscrições para cursos de redação criativa, empresarial, oficina de haikai, dentre outros. Confira a programação completa em http://escoladeescrita.com.br/.

Bazar da APACN

A Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) realiza na próxima sexta-feira (24) seu bazar de liquidação de inverno. São blusas, jaquetas, mantas, cobertores, botas e outros itens, vendidos a preços módicos. A entrada custa um quilo de alimento. A APACN abriga crianças com câncer e familiares de pacientes que chegam em Curitiba para fazer o tratamento da doença. A entidade tem um gasto mensal de cerca de R$ 150 mil, com cinco refeições diárias inclusas. O bazar começa às 13h30. A APACN fica na Rua Oscar Schrappe Sênior, 250, no bairro Tarumã, em Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 3024-7475.

Plástico duro

Embalagem de água sanitária, desinfetante, potes de maquiagem, protetor solar são itens são fabricados com o chamado “plástico duro” (polietileno de alta densidade), que tem um tempo de decomposição na natureza muito longo. Para evitar o descarte na natureza, a empresa de telecomunicações Radiante Engenharia, com sede em Curitiba, criou uma campanha para incentivar seus cerca de 400 funcionários a coletarem o plástico duro, que é encaminhado para reciclagem. O dinheiro arrecadado é revertido em cursos de qualificação para os empregados e para a comunidade.

Publicidade
Colaborou: Naiady Piva.