Tem gente que sente prazer em provocar danos ao patrimônio público. Quebra orelhões, arranca fios telefônicos, picha muros e paredes, enfim, vive para estragar o que deveria conservar, já que ajuda a pagar. Mas um dano como o da foto, ou seja, arrancar a tampa de uma dessas centrais telefônicas de rua, não foi tarefa de um vândalo só. Foi necessário uma união de esforços que poderia ser bem mais produtiva se canalizada para o bem. Sempre é tempo de mudar.Leve seu filho
De 13 a 16 de fevereiro, das 14 às 20 horas, no espaço Clubinho Kids, do Shopping Jardim das Américas, a criançada poderá viver a folia e curtir divertidas atividades programadas para o feriado. A Oficina de Máscaras, com a ajuda de instrutores, o Camarim Maluco, além de brincadeiras de colagem e recortes, vão fazer os pequenos soltarem a imaginação. É tudo gratuito.
O Shopping Jardim das Américas fica na Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63, bairro Jardim das Américas, em Curitiba. Informações: (41) 3366-5885.
Café ecumênico
Um café ecumênico solidário, na Comunidade Luterana da Cruz, no bairro Hauer, das 8 às 10 horas, reúne hoje lideranças espirituais das Igrejas Católica Apostólica Romana, Ortodoxa, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida e Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Elas integram a equipe organizadora da Campanha da Fraternidade Ecumênica e o café será uma espécie de gatilho de partida da campanha. Outras lideraanças religiosas serão bem recebidas. Local: Rua Sonia Maria, 190.
Segurança particular
Moradores da Rua Otávio Rechia, no Conjunto Solar (Bacacheri), reuniram-se na noite da última sexta-feira para discutir o sério problema de segurança na região. Só neste ano três casas foram assaltadas. Pedir a presença da polícia na rua foi ideia logo descartada. Restou contratar uma empresa de segurança 24 horas. "A que ponto chegamos? Nós, cidadãos, somos obrigados a contratar guardas para nossa segurança... ", diz uma das vítimas dos bandidos.
Sol de arder
Para quem anda nas ruas de Curitiba, dia de sol quente é sinônimo também de aglomeração. É que todo mundo quer andar no lado da rua que tem alguma sombra. E nessas horas a antiga fama de capital arborizada vai pelos ares. O jeito é enfrentar o asfalto, as pedras e o sol de arder. Na verdade, as árvores estão concentradas em praças e parques. Há pouca sombra para se caminhar rotineiramente sem mudar de trajeto. Verde mesmo é privilégio de quem pode quebrar a rotina e passar uma tarde em parques como Barigui, São Lourenço, Bosque do Papa, Jardim Botânico...
E as árvores?
Moradores da Rua Dr. Pedrosa estão curiosos (e preocupados). É que a rua está em obras e o canteiro central da primeira quadra foi eliminado. A pergunta geral é: será que as demais quadras sofrerão a mesma intervenção? É preciso lembrar que, nas quadras entre a Lamenha Lins e a Desembargador Mota os canteiros abrigam frondosos jacarandás, que na primavera enfeitam a rua com sua floração lilás. Elas serão extirpadas? Tomara que não.
* * * * *
"Deixar de praticar o bem, mesmo não fazendo o mal, também é pecado. A salvação está na caridade."
Chico Xavier, médium brasileiro.