Pouco mais de dois anos após ter sido revitalizada, a Rua Riachuelo, no Centro de Curitiba, já dá sinais de que as ações feitas não foram suficientes para garantir vida longa à fase nova da via conhecida por abrigar brechós e lojas de móveis usados. Ao menos 15 imóveis estão fechados, quatro deles em ruínas. O movimento fraco no comércio seria a causa para que os pontos comerciais não atraiam interessados em alugá-los. "No começo até melhorou, mas depois voltou ao que era", reclama uma comerciante.
Velha Riachuelo 2
O principal alvo de reclamações dos comerciantes é a continuidade do tráfico de drogas e da prostituição. Além disso, as calçadas revitalizadas seriam um convite aos mendigos, que costumam usar o lugar como dormitório especialmente na esquina com Alfredo Bufren, que seria o ponto mais crítico.
Velha Riachuelo 3
A revitalização promovida na Riachuelo foi concluída em novembro de 2010. Além das calçadas, que ficaram mais largas e bonitas, foram instaladas câmeras de segurança, a iluminação foi incrementada e alguns edifícios tiveram as fachadas pintadas. Vários deles, porém, já estão pichados.
Só nas férias
Em férias em Curitiba, um casal que já morou na cidade e vive no Rio de Janeiro voltou para casa falando maravilhas do trânsito daqui. Avenidas largas e ausência de congestionamento foram os pontos destacados. Pena que só seja assim neste período do ano, quando muita gente está fora da cidade.
Dê futuro
Ao contrário do que foi publicado, um leitor da coluna informa que Curitiba já promoveu campanhas que estimulavam as pessoas a não darem esmolas nas ruas. Uma delas foi na gestão de Cássio Taniguchi. Na época, placas com a mensagem "Não dê Esmolas, dê futuro" foram colocadas nas esquinas onde havia maior concentração de pedintes.
Superbactéria
Um estudo publicado no Brazilian Journal of Infectious Diseases e apresentado na norte-americana Intersciense Conference and Antimicrobial Agents and Chemotherapy trouxe revelações sobre a KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), conhecida como a superbactéria. Elaborada por um grupo de nove médicos brasileiros, dentre os quais Jaime Rocha, infectologista do Laboratório Frischmann Aisengart, a pesquisa associou a doença à idade do paciente e ao uso da técnica de ventilação mecânica.
Cavalo babão
A troca da água da Fonte da Memória, mais conhecida como "Cavalo Babão", localizada na Praça Garibaldi, em Curitiba, custará mais do que o previsto. Para fazer a substituição, um caminhão-pipa entrou na praça e parte da calçada de petit pavê afundou. A operação foi realizada na sexta-feira e ontem funcionários terceirizados providenciavam a recolocação das pedras. Uma revisão completa será feita na calçada em todo o trajeto da Feira da Ordem.
* * * * *
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
(Sócrates, filósofo grego)
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião