Como forma de adequar o calendário às exatidões da astronomia, o mês de fevereiro foi escolhido para "sonegar" alguns dias normalmente três. Em 2012, como é ano bissexto, teremos 29 dias, mas nos outros anos são apenas 28. A situação proporciona algumas brincadeiras, como "só vou te pagar no dia 30 de fevereiro". O automatismo de uma linha de produção, no entanto, não sabe dessas nuances, e por isso o vencimento da água mineral da foto se dará no dia 30 de fevereiro. Curioso.
Dica de saúde
Fungos e microrganismos podem provocar infecções incômodas e persistentes, chamadas de micoses de verão. Calor, areia, praia, piscina e o aumento da transpiração, comum nesse período, formam o cenário ideal para o surgimento da doença. Para evitar as micoses, não compartilhe toalhas e roupas, evite andar descalço em pisos úmidos e públicos, seque bem as dobras do corpo, evite calçados fechados ou apertados, use meias de algodão, não utilize lavapés de piscinas ou saunas e evite tesouras ou alicates de unha que não os seus.
Alerta do infectologista Jaime Rocha, do laboratório Frischmann Aisengart.
Perigo na pista
O tratamento destinado por alguns usuários de cavalos na Vila Torres aos bichos não representa um risco apenas para os animais. Nesta segunda pela manhã, um cavalo atravessou a Avenida das Torres, soltinho da silva, sem corda nem nada, em busca de novos pastos. Por sorte, o local da travessia ficava logo após uma curva, onde os carros têm pouca velocidade e puderam frear em tempo.
Calor no tubo
Usuários da linha de biarticulados para o Boqueirão têm reclamado, inclusive via telefone 156, do calor que faz no interior na estação da Praça Carlos Gomes. "Ao que parece o nome do ônibus é Ligeirão, mas podemos rimar a situação climática dentro daquele espaço em dias de verão com o Calorão", comenta o cidadão. E brinca: "Dá até pra cantar o hit do momento, uma nova versão do sucesso do Michel Teló: Nossa, Nossa, assim você me mata, que calorão, que calorão..."
Carros abandonados
Sancionada em setembro passado, uma lei proposta pelo vereador Tico Kuzma autoriza a prefeitura de Curitiba a recolher veículos abandonados nas vias públicas. Qualquer cidadão pode informar sobre carros nessa situação, e caberá à prefeitura notificar o proprietário ou, constatado o abandono, recolher o veículo. A lei considera abandonado o automóvel que permanecer estacionado em logradouro público por mais de 30 dias, também considerando casos de visível estado de deterioração.
Santo Inácio
Lembram do jardinete do Santo Inácio, que fica na Rua José Cechelero, esquina com Tobias de Macedo Jr.? Há um ano, mais ou menos, a coluna apresentou a reclamação de moradores, e "o que era ruim, agora está pior", segundo diz um cidadão. Depois da nota, ainda de acordo com os leitores, a prefeitura colocou duas placas proibindo o despejo de lixo, e ficou nisso. "O projeto de paisagismo ficou só na promessa e agora até roubaram uma das placas. O mato está alto porque o morador idoso que fazia a manutenção por conta própria parou de fazer depois que as placas foram instaladas", lamenta outro morador.
* * * * *
"Não devemos permitir que as percepções limitadas de outras pessoas nos definam."
Virginia Satir, psicoterapeuta americana.