De janeiro a julho deste ano, a Urbs, responsável pela administração do transporte público em Curitiba, recebeu 76 reclamações de passageiros sobre pedidos de doações e vendas no interior dos ônibus. A prática é proibida por decreto municipal (conforme a coluna mostrou no último sábado) e cabe aos motoristas impedir a atividade. O número de denúncias foi repassado ao vereador Cristiano Santos (PV), após um pedido de informações encaminhado por ele à Urbs. Também nos sete primeiros meses do ano, foram emitidos dois autos de infração a motoristas: um por "deixar de impedir a atividade de vendedor ambulante no interior do veículo" e outro por "deixar de impedir a atividade de pedinte no interior do ônibus". Segundo a Urbs, cabe defesa à empresa operadora do transporte e, nesses casos, em vez do pagamento de multa, é acatada uma medida saneadora, como orientação ou curso/palestra.
Vendas no busão 2
A fiscalização dentro dos ônibus é feita por agentes da Urbs descaracterizados, nas linhas em que há maior número de reclamações. O órgão informa que o motorista ou cobrador deve comunicar ao vendedor que a prática é proibida. Os funcionários também podem solicitar apoio aos fiscais da Urbs ou mesmo à Guarda Municipal. A Urbs não tem competência legal para autuar empresas e entidades que oferecem produtos dentro dos ônibus, nem para apreender as mercadorias papel que cabe à Secretaria Municipal de Urbanismo. Para orientar os passageiros sobre a proibição do comércio nos veículos, a Urbs cola adesivos nos ônibus e desenvolve campanhas, como a que foi feita no fim do ano passado (foto).
Bazar do Provopar
Será realizado neste sábado (23), em Londrina, o Bazar Social do Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar), com produtos apreendidos pela Receita Federal. O evento ocorrerá no estacionamento da entidade, na Avenida Juscelino Kubitschek, 2.882. A partir das 9 horas, haverá a distribuição das senhas e o comércio dos produtos será das 10 às 14 horas, com pagamentos em dinheiro. Os interessados devem levar CPF.
Selo especial
Os Correios lançaram ontem um selo especial (foto), com tiragem de 600 mil unidades, em comemoração ao centenário do nascimento de Vinicius de Moraes. O selo foi inspirado nos antigos LPs de bossa nova e traz elementos ligados ao artista, como o calçadão de Ipanema, violões e máscaras de teatro, além de um trecho do Soneto da Fidelidade. A peça custa R$ 2,75 e pode ser adquirida nas agências dos Correios, na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline) e na Central de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br).
Doações
A Associação Vida Animal (Avan), entidade que abriga 500 cães e funciona em Curitiba, pede ajuda para manter a alimentação dos animais. Interessados em doar pacotes de ração podem ligar para (41) 9710-6113, (41) 9657-1107 ou (41) 9604-4922. O abrigo existe desde 2004 e em 2008 recebeu da Câmara de Vereadores o título de Utilidade Pública.
24 quadros por segundo
"Foi má sorte. O azar está por aí. Ele tem de pousar em alguém. Só não esperava que a tempestade durasse tanto."
As aspas foram extraídas do filme Um sonho de liberdade, de 1994.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora