• Carregando...

24 quadros por segundo

"Um real perdedor é quem tem tanto medo de não vencer que acaba nem tentando."

As aspas saíram do filme Pequena Miss Sunshine, de 2006.

O Colégio Medianeira, de Curitiba, mais uma vez contradiz a máxima de que a escola mais mata do que cria leitores. A prova está na terceira edição da Festa Literária do Medianeira, a Flim, como é chamada. O evento encerrou na sexta-feira, sem dívidas com as iniciativas similares que pipocam por todo o país. A diferença é que ocorre dentro de uma escola – escola que fica com as portas abertas, durante uma semana, para que o público possa participar. A organização, feita pela equipe do escritor, professor e produtor multimídia Cezar Tridapalli, lembra um pouco outro festival literário nascido dentro de um centro de ensino, a Jornada Literária de Passo Fundo, com sede na Universidade Federal de Passo Fundo. A jornada gaúcha, vale lembrar, alterou as práticas de leitura na região em que acontece, hoje a detentora do maior índice de livros lidos per capita do país.

Convidados

O que esse modelo promove é simples: vida e obra dos autores convidados são trabalhadas em sala de aula, preparando o encontro dos escritores com seus leitores. Na Flim, os estudantes do Medianeira entraram em contato com 14 autores, que tomaram a palavra em mediações feitas pelos próprios professores da casa. Neste ano, a festa trouxe nomes como Ilan Brenman, Eliane Brum e Daniel Galera. Várias das rodadas de conversa ocorreram numa tenda armada no pátio.

Tradição

O que acontece no Medianeira vale uma pesquisa de campo. Não é de hoje que o colégio desponta no campo criativo. Difícil um ex-aluno que não se lembre do professor e escritor Paulo Venturelli, responsável por despertar o gosto pela literatura em gerações. Vale levantar a lista de literatos, músicos e atores que passaram por ali. A tradição continua. Vida longa à Flim.

Desafio Senai

Serão conhecidos hoje os vencedores da quarta edição do Desafio Senai de Inovação, concurso de planos de negócios que reconhece ideias inovadoras e incentiva a cultura do empreendedorismo. Vinte projetos de negócios (dez na categoria "alunos do Sesi/Senai" e dez na categoria "participantes em geral") serão avaliados por uma banca formada por investidores, empresários e executivos de sucesso. O grupo escolherá três projetos do Senai e três da comunidade em geral. As apresentações, abertas ao público, serão realizadas das 8h30 às 17h30, no Câmpus da Indústria. Promovido pelo Senai Centro Internacional de Inovação, o concurso dá aos vencedores a oportunidade de apresentar suas ideias para investidores. A previsão é de que esses recursos cheguem, ao todo, a R$ 500 mil.

Logística reversa

Representantes de quatro sindicatos da indústria da construção civil vão entregar hoje ao secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, um protocolo de intenção de plano de logística reversa. O plano será desenvolvido pelo Senai no Paraná, que vai, primeiramente, mapear a quantidade e o tipo de resíduos da construção em todo o estado. Com o estudo em mãos, os especialistas vão propor ações para recolher cada tipo de descarte.

Novidade para o turista

O Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB) acaba de lançar o Guia de Bolso/Credencial, um cupom de descontos que oferece vantagens de mantenedores da entidade para promotores de eventos e seus congressistas. Os cupons serão entregues em Curitiba e região durante a realização de eventos e feiras apoiados pelo CCVB. A primeira tiragem dos cupons foi de 15 mil unidades e cinco mil delas foram para o Congresso de Psiquiatria.

Colaborou: José Carlos Fernandes

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]