Quem olhou para o céu na manhã de ontem pode ter se surpreendido com uma visão que se repete a cada 15 ou 20 anos. O planeta Vênus, que é um pouco menor que a Terra, esteve brilhante e bem visível lá no alto, ao lado da Lua. O astrônomo José Manoel Luís da Silva, diretor do Observatório e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, conta que acordou às 4 horas da madrugada para observar o fenômeno, que considera raro. E só tirou os olhos do céu no meio da manhã, quando nuvens acabaram com a festa. Ele manda o recado, quem quiser observar bem o planeta nos próximos dias deve tentar por volta das 5 horas da manhã.
Desenhos históricos
Cláudia Parellada
A descoberta de uma pintura feita há cerca de 4 mil anos no município de Piraí do Sul foi divulgada hoje pela arqueóloga do Museu Paranaense, Cláudia Parellada. As 70 imagens mostram vários elementos, entre eles figuras com cabeças de cervos. Agora a pesquisadora se prepara para a produção de um artigo científico e o trabalho deve ser ampliado na busca de novas pinturas e vestígios de uma comunidade que pode ter vivido no local.
Ajuda aos cães
Causou polêmica a informação de que os cães da Polícia Militar do Paraná estariam recebendo metade da ração por causa de problemas no abastecimento de ração no Canil Central. O leitor Alvaro Antunes informou à coluna que escreveu uma carta aberta ao governador do estado se oferecendo para buscar parcerias e colaborações para pagar a ração dos cachorros até que a situação se normalizasse. A Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba também se mobilizou em favor do bem-estar dos cães. Por meio de nota a Polícia Militar informou que já foi providenciada compra emergencial de ração e a nova licitação deve sair até o início de março.
"Bloco residencial"
Arquivo pessoal
Numa crítica ao enclausuramento da população em suas casas e condomínios, um grupo de artistas vem realizando um "bloco residencial" de carnaval uma festinha particular, em português claro. Mas eles darão uma palhinha neste sábado, às 17h30, no restaurante Don Max (R. Ten. Max Wolf Filho, 37 Água Verde). Os Encafifados na Copa cantarão sambas baseados no futebol e no antigo teatro de revista, tais como Juvenal, Manuel, Manjubinha, Senhora (o luar) e Encafifados na Copa. Participam os artistas Chiris Gomes, Maureen Miranda, Letícia Sabatela, Thadeu Wojciechosky, Leo Fressato, Alexandre França, Edith Camargo e Octavio Camargo.
Colaborou: Helena Carnieri
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora