Ela não colou, mas voltou. A prefeitura de Curitiba lançou uma nova etapa da campanha educativa de trânsito Vó Gertrudes com o tema "Contra as Desculpas no Trânsito". Em frases como "Só cinco minutinhos. Essa é mais velha que eu", "Estacionar em fila dupla é atropelar o respeito", "Se todos pararem em fila dupla, o trânsito para, entre outras, a Vó Gertrudes lembra aos curitibanos os problemas causados ao trânsito da cidade pelo estacionamento irregular em fila dupla. A campanha também destaca o respeito ao trabalho do agente municipal de trânsito e aos limites de tempo do cartão do Estacionamento Regulamentado (EstaR).
A Ucrânia é aqui
A comunidade ucraniana do Brasil tem se movimentado em torno das manifestações recentes no país eslavo, cuja colônia é gigantesca no Paraná. Há um grupo no Facebook chamado EuroMaidan Brasil em que se discute prós e contras da integração com a União Europeia desejo dos manifestantes. Reuniões também estão sendo feitas para debater o assunto. No domingo passado, houve uma novena no Memorial Ucraniano no Parque Tingui. Muitos estão preocupados também com a violência policial nas manifestações no país, já que possuem parentes por lá. A maior parte da comunidade é contra a integração com a Rússia e a favor da assinatura do pacto com a União Europeia. As lembranças do passado influenciam nessa escolha.
Malandrinhos 1
Quem passa pela Linha Verde sabe que a avenida tem trânsito pesado e em horários de pico fica impraticável. Motoristas mal-educados, que querem ganhar tempo, revivem o jeitinho brasileiro e passam por cima da grama e da calçada para fugir da pista principal em direção à marginal. A cena pode ser vista em várias partes da Linha Verde, em especial na pista norte entre as estações Santa Bernadethe e Fanny. É só passar por ali para notar a marca de pneus sobre a grama em quase toda a extensão entre as estações.
Malandrinhos 2
Moradores da região já solicitaram à prefeitura a instalação de barreiras para evitar o problema, mas até agora nada. Enquanto isso, pedestres e ciclistas têm que desviar dos motoristas que não têm tempo nem respeito e passam por cima de tudo.
Luz na Visconde
Os moradores da Avenida Visconde de Guarapuava mantêm a tradição. Mais um ano a via fica entre as mais decoradas de Curitiba. Vários edifícios capricharam no uso de iluminação festiva, dando um ar alegre para o trecho da avenida que fica no Batel. Bom que por lá o clima natalino continue, já que, neste ano, ao que parece os curitibanos se animaram menos não há muita decoração por aí.
Pra última hora
Uma boa alternativa para quem precisa comprar presentes de Natal mas não gosta de mergulhar no consumismo e na correria dos grandes centros de compra são os bazares beneficentes. Há muitos em Curitiba. A Butique do Hospital de Clínicas (R. General Carneiro, 181) e a loja da Fundação Pró-Renal (R. Vicente Machado, 2.190) têm produtos de boa qualidade. A Pró-Renal e o Instituto Pequeno Príncipe mantêm lojas online.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Ministros do Supremo fazem festa no casamento de Dino; assista ao Entrelinhas
“Estamos ferrados”, diz empresário que doou R$ 1 milhão para o PT
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião