• Carregando...
 |
| Foto:

Vontade de fazer o bem. Esse é o pré-requisito para quem deseja fazer algum trabalho voluntário. Para colocar o plano em prática, a primeira coisa é entender sua própria motivação. O coordenador do programa de voluntariado empresarial do Instituto Grpcom, André Petick Dias, explica que a pessoa pode ceder suas habilidades técnicas, como um músico que organiza um grupo de violão com idosos, por exemplo. Por outro lado, é possível doar o próprio tempo, como no caso de ajudar na distribuição de sopa para moradores rua. Decidir entre os dois aspectos é o primeiro passo. O segundo é encontrar uma causa ou um público com o qual você tanha finidade, como crianças, animais, pessoas com deficiência, etc. Uma boa dica é dar uma olhada na lista das mais de 200 ONGs parceiras do instituto, em www.institutogrpcom.org.br.

Cadastro de voluntários

Desde o ano passado, a Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) consegue ajuda por meio do programa "Sou Voluntário". Os interessados se cadastram em um banco de contatos por meio do 3250-7929 e, quando for necessário, a fundação irá acioná-los. A ideia surgiu após o rigoroso inverno de 2013, quando muitos curitibanos se organizaram pela internet e procuraram o município para oferecer ajuda. A ação da sociedade deu força para a campanha "Doe Calor", e o programa de voluntariado foi instituído de forma permanente. Além da ação no inverno, os cadastrados ajudam nas ações da fundação na Páscoa, Natal e Dia das Crianças. Também há trabalhos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), nos quais o voluntário prestará auxílio a pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social.

Leve João Turin para casa

Divulgação/IPCC

Que tal ter uma peça de arte paranista no guarda-roupa? Ou se proteger da chuva com a elegância das araucárias? Agora é possível, graças à linha de produtos João Turin, vendida nas lojas Leve Curitiba. São camisetas, guarda-chuvas, bloquinhos, lenços caixa de fotos, um livro (sobre a vida, a arte e a obra do artista) e até uma placa de bronze em sua homenagem. A renda é toda revertida para os projetos do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), autor da iniciativa. A ideia é ajudar a financiar ações de caridade de uma maneira que valorize a cultura local. Prato cheio para turistas e também para os apaixonados pela capital paranaense. Mais informações em www.ipcc.org.br.

Correios de casa nova

A sede dos Correios no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, tem uma casa nova. A agência agora conta com 360 metros quadrados, três vezes maior que a anterior. A reforma custou R$ 84 mil. O endereço é Avenida Manoel Ribas, 5631.

Tibagi na tela do celular

Divulgação/Prefeitura de Tibagi

Um aplicativo para smartphone foi desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Tibagi, nos Campos Gerais, e pode ser uma "mão na roda" para quem pretende visitar a cidade. Disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, o "Turismo Tibagi" oferece ao turista diversas informações como roteiros de passeios, endereços e contatos de lugares históricos, hotéis e operadoras de turismo, além de um espaço para deixar sugestões e críticas. Até o dia 25 de janeiro, a cidade promove sua 1.ª Temporada das Águas, com diversas atividades esportivas (como caminhadas e gincanas) e culturais (shows e cinema a céu aberto) durante os fins de semana. Nos próximos três domingos (11, 18 e 25), o Arroio da Ingrata – na entrada da cidade – será transformado numa espécie de "praia de água doce". Haverá salva-vidas e banheiros no local, mas os banhistas devem levar cadeiras e guarda-sóis de casa. O app está disponível em app.vc/turismotibagi. Colaboraram: Naiady Piva e Derek Kubaski, especial para a Gazeta do Povo

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]