Como diria o Natureza Morta, no outrora obrigatório "nariz de cera", ecos de Pequim. Todos sabem, ou patrioticamente deveriam saber, que Maurren Maggi tornou-se a primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro individual em Olimpíadas em todos os tempos. Cravou 7,04 metros. Foi também a primeira medalha do atletismo feminino do país na história da competição. A prata ficou com Tatyana Lebedeva, da Rússia, que saltou 7,03 m. Ou seja, papamos a medalha por um centímetro de diferença.
Uma doce vingança milimetricamente preparada pelo destino. Como lembra o Natureza, já perdemos um ambicionado título mundial por causa dela, a bendita ou maldita medida, dependendo do caso. Explicando: Maria Martha Hacker Rocha, ou simplesmente Martha Rocha, foi Miss Brasil 1954 e, no mesmo ano, disputou nos Estados Unidos o concurso Miss Universo. Pelas pesquisas, Martha, 18 anos, já estava eleita. Ao fundo, o coro famoso: "Já ganhou/já ganhou". Mas eis que acaba miseravelmente derrotada pela americana Miriam Stevenson. Alegação dos jurados: tinha duas polegadas a mais nos quadris.
Duas polegadas? Isso, duas polegadas. A propósito, um breve intervalo para um teste: uma polegada tem quantos centímetros? Resposta na seqüência... *
Mas a nossa representante virou referência de beleza.
Daí a "doce vingança" invocada pelo Natureza:
Uma perdeu por duas polegadas. A outra, conquistou o mundo graças a um centímetro.
Em tempo: o caso Martha Rocha rendeu até uma marchinha carnavalesca, de Acir e Pedro Caetano.
Por duas polegadas a mais/
passaram a baiana pra trás.
Por duas polegadas/
E logo nos quadris.
Tem dó, tem dó, seu juiz
Beronha volta apressado da biblioteca e intervém:
E tem mais! Polegada vem de polegar. É uma medida inglesa. Uma polegada é mais ou menos igual ao comprimento da segunda falange do polegar.
Falange, minha senhora? Não, por favor, não estamos falando da Guerra Civil Espanhola, ou Guerra de Espanha, mas dos pequenos ossos dos dedos. Não, minha senhora; sim, minha senhora, existiu a Falange franquista, mas essa é outra história. Vamos nos limitar à falange, à falanginha (segundo ossinho dos dedos) e à falangeta (última falange, a que carrega a unha).
* Resposta do teste: uma polegada corresponde a 2,54 centímetros. Ou, para quem insiste em não pensar grande, 25,4 milímetros.
Resolva-se
Seja uma pessoa feliz com as pílulas (gratuitas) do Beronha.
Para vencer a timidez: vire distribuidor de panfletos na XV.
Para entrar em forma para a Olimpíada de 2012: arrume emprego de recolhedor de sacos de lixo no carro-caçamba noturno da prefeitura.
Para largar a bebida: tome dois porres seguidos de saquê. Ou um porrezinho de licor de ovo.
Para sobreviver na multidão: mantenha a melancia no pescoço.
Para não se corromper na profissão: bem, aí talvez só dê jeito a terapia do joelhaço, do Analista de Bagé.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”