Memória
A vida segundo JurilJosé Carlos Fernandes
Quarta-feira, na Gazeta do Povo, era sinônimo de visita da jornalista Juril Carnasciali, que morreu nesta quinta-feira, 28 de junho, no início da tarde, por insuficiência cardíaca. Neste dia da semana ela entregava sua coluna dominical "O que se passa na sociedade" , uma das mais antigas do gênero, com 56 anos de circulação. Sua figura pequena, falante, sempre bem-vestida e bem penteada, despertava curiosidade, em especial entre os jornalistas mais jovens, que se surpreendiam ao se verem diante da pioneira do jornalismo paranaense.
"Quem é essa senhora?, queriam saber. Em resposta vinha um rio de histórias sobre as quatro filhas de De Plácido e Silva, o nordestino que migrou para o Paraná, no início do século 20, e aqui fundou o jornal Gazeta do Povo. Tudo indica que De Plácido não sonhou para suas meninas que trabalhassem na redação, mas uma delas, Juril, seguiu os caminhos do pai.
Reza a lenda que em 1962, ao vender o jornal para os empresários Francisco Cunha Pereira Filho e Edmundo Lemanski, De Plácido teria colocado uma única condição a de que sua filha Juril fosse mantida no posto de colunista social. O trato foi cumprido, mas talvez não fosse necessário. Nas quase seis décadas em que acompanhou a sociedade local, Juril imprimiu um estilo próprio, garantia do afeto dos seus leitores.
A coluna deste domingo, 1.º de julho, a última redigida por ela, encerra esse longo ciclo. Quando Juril começou a escrever, os olhos ainda estavam voltados para as casas reais europeias e para as últimas divas de Hollywood. No momento em que sua carreira ganha ponto final, a mídia anda às voltas com as celebridades instantâneas e com súbitas ascensões sociais. Ela fez esse percurso sem perder a mão: não esquecia o dia do aniversário de seus colunáveis, aos quais acompanhava paripassu. Não se furtava de pequenas delicadezas, que em muito fizeram com que se assemelhasse à fada madrinha. Elegante, vivaz, espirituosa, ela entrava nos lares com seus textos, lembrando, nas entrelinhas, que não há maior riqueza do que o outro.
* * * * *
GILBERTO MENDES inaugura hoje o novo espaço da Perverts, sua empresa dedicada à criação de decorações para festas e eventos. Na ocasião, ele inaugura também a Galeria Perverts, que trará parte do acervo dos mais de dez anos de trabalho.
A TRADICIONAL FEIJOADA SOLIDÁRIA da Casa da Criança Francisco de Assis acontece hoje, das 12 às 14 h, na sede da entidade. A renda integral vai ser revertida aos projetos da instituição, que há mais de 40 anos presta serviço assistencial, atendendo hoje 85 famílias e 100 crianças de 2 a 5 anos. Vamos ajudar? Informações pelo fone 41- 3264-2167.
NO PALACETE DOS LEÕES, no dia 28, Ney Machado lançou sua obra Caleidoscópio, editada pela InVerso.
INDIANARA MILLÉO tomou posse como coordenadora regional do Comitê Gestor da Coordenadoria Regional da Fiep em Ponta Grossa, em concorrida solenidade no Clube Ponta Lagoa, que empossou ainda o novo Conselho Consultivo.
O PROFESSOR RENÉ ARIEL DOTTI recebeu Medalha de Ouro e Diploma de Honra ao Mérito na última semana, concedidos pela Associação dos Ex-Alunos da Universidade Federal do Paraná.
DE DEDICAÇÃO ÍMPAR A SUA CIDADE NATAL, MARIA INÊS BORGES DA SILVEIRA recebeu título de Cidadã Benemérita da Lapa, em sessão solene que concedeu também título de Cidadão Honorário a Abdalla João Dardaque.
MARCIA HELENA E LUCIANO PRETTO recebem convidados nesta quinta-feira, para lançamento da nova linha perolizada de pastilhas de sua empresa Vidri Revestimentos. As peças já estão em alguns ambientes da Casa Cor 2012.
NO PRÓXIMO SÁBADO, dia 7, a banda Pouca Vogal, de Humberto Gessinger e Duca Leindecker, o primeiro, músico do Engenheiros do Hawaii e o segundo, do Cidadão Quem, vem a Curitiba, para única apresentação do Teatro Positivo.
OS FÃS DE ROCK vão vibrar com a nova exposição que chega a Curitiba. Chamada de "Relíquias do Mundo no Mês do Rock", acontece na Fnac, a partir do dia 4, e trará peças como o ingresso de um show de Elvis Presley de 1977 e guitarras autografadas pelos Beatles e Amy Winehouse.
A REDE PAULISTA "The Fifities", especializada em hambúrgueres tradicionais, servidos em ambiente que lembra os restaurantes dos anos 50, inaugurou sua primeira loja na cidade, no Shopping Curitiba.
A CONSTRUTORA BAGGIO recebe convidados no dia 3 para jantar no espaço Bom Gourmet da Casa Cor, com cardápio assinado pelo badalado chef Ivan Lopes, do Terra Madre. Na mesma data, a Simmetria Ambiente também recebe convidados para comemorar o primeiro ano do sofisticado espaço dedicado à decoração.
SEMPRE PRECISANDO DE AJUDA, a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba está precisando comprar um eletrocardiógrafo, razão pela qual criou a campanha Compra Solidária. Através da iniciativa, o salão Jean Louis David, o Bello Café e o Centro de Shiatsu Tereza Zanchi oferecem, até o dia 3 de agosto, produtos e serviços com preços promocionais, com parte da renda revertida à Santa Casa. Quem quiser ajudar, deve imprimir um cupom bônus no site www.doesantacasa.org.br e depositá-lo na urna do estabelecimento.
A BOUTIQUE AMIGOS DO HC promove, entre 2 e 6 de julho, das 9 às 19 h, grande bazar com roupas importadas doadas pela Receita Federal. Com preços de 1 a 60 reais e vendendo de lingeries a jaquetas, vale a pena ser conferido! Informações 41-3091-1000.
OS ENDOCRINOLOGISTAS ANDRÉ VIANNA E MAURO SCHARF, do Centro de Diabetes de Curitiba, participam em Houston, nos EUA, da Reunião Anual da Sociedade de Endocrinologia Endo 2012.
FRANCISCO URBAN recebeu convidados em seu Bar do Victor para lançamento do novo couvert gourmet da casa, que foi seguido pela tradicional moqueca capixaba de camarão.
A COORDENADORA KAZUCO AKAMINE e a Diretoria 2010/2012 do Conselho da Mulher Executiva, da Associação Comercial do Paraná, foram homenageadas com jantar no Graciosa Country Club na semana que passou.
YANNIH TSUSHIMA acaba de lançar novo blog, no endereço www.yannih.com.br
A MÉDICA ADRIANA SCHMIDT recebe cumprimentos pela palestra ministrada durante o programa Maioridade Saudável, promovido pelo Clube Curitibano. Durante o evento, a médica falou sobre os malefícios do sol e do cigarro na pele e foi muito aplaudida.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora