Receita
Brachola ao molho
Brachola é um enroladinho com os seguintes ingredientes para quatro pessoas: 12 bifes de patinho com 10 por 10 cm; 12 fatias de bacon com 8 cm cada uma; três cebolas picadinhas; 12 dentes de alho amassado, 12 tiras de pimentão vermelho e um pouco de pimenta vermelha; 500 gramas de puro purê de tomate. Sal a gosto, óleo de milho e suco de dois limões.
Como preparar: Misture os temperos com os bifes e espere pelo menos três horas antes de usar. Depois, enrole os bifes recheando com o bacon, um dente de alho amassado, uma tira de pimentão e um pouco de cebola. Prenda, depois de enrolados com um palito (molhe os palitos em água fervente para que não quebrem).
Numa caçarola de ferro de preferência frite em fogo médio os enroladinhos (brachola, em italiano) até dourar. Coloque dois copos de água fervente e baixe o fogo. Cozinhe por mais meia hora. Coloque o resto da cebola e o puro purê e cozinhe por mais 15 minutos. Se gostar, ponha o suco de limão em cada uma das peças.
Durante algum tempo, o Ernesto Pedroso foi distribuidor de uma marca de relógios no Paraná e fazia uma promoção, doando a cada semana uma peça ao melhor jogador de futebol da rodada, indicado por uma emissora de rádio.
Num jogo do Coritiba, em 1981, o atacante Claudinho perdeu um gol feito, como dizem os narradores, que nem a mãe deles perderia, isto aos 40 minutos do segundo tempo. No vestiário, depois da partida, Pedroso encontrou-se com o jogador, que se justificou: "Posso perder o relógio, mas não vou ser o bode respiratório..."
Cavalcanti e o pente
Milton Cavalcanti, destacado jornalista da imprensa paranaense, foi durante muitos anos assessor do Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep). Na gestão do Lerner, quando foi lançada a Cidade Industrial de Curitiba, a solenidade foi na sede do Badep. Parigot de Souza era o governador e Maurício Schulman, o secretário da Fazenda. Os três e mais o Milton subiram no mesmo elevador para o salão nobre. Milton notou que os três olhavam-no e trocavam risos discretamente. Lá em cima, tão logo desceu, Milton perguntou a um companheiro se tinha alguma coisa errada com ele.
É que ele tinha um pente pequeno preso no cabelo. Antes da solenidade, Milton foi penteado pela sua filha Ana Maria, na época com uns 6 anos hoje é médica homeopata , e que esqueceu o pente na sua cabeça.
Chiquinho: o incógnito
Chiquinho, que foi goleiro do Vasco da Gama, em 1960 apareceu em Curitiba e foi levado pelo diretor Jorge Natividade para treinar o Olímpico de Irati. Por uns tempos até que foi bem, mas a bebida praticamente encerrou sua carreira de treinador. Foi para Santos, onde Pelé e o presidente do Santos, Athie Jorge Curi, pagaram um tratamento e o recuperaram.
Voltou para Irati e, na véspera de um clássico Olímpico e Irati, foi entrevistado na Rádio Difusora pelo radialista João Maria Rodrigues. Foi instado a dar um palpite sobre o resultado do jogo. Negou-se, dizendo: "Estou incógnito aqui na cidade. Desculpe..."
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Tensão aumenta na Coreia com conflito entre presidente e Parlamento
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião