Quem conta é o professor Jacir Venturi, que há mais de 30 anos, sendo caminho de casa, passa diariamente na esquina da Avenida Paraná com a Manoel Pedro, no Cabral. Aos mais atentos, chamava a atenção um típico boteco que ia além do básico, pois servia o inusitado para uma cidade grande, mas muito comum em cidades do interior: pão, mortadela e um cálice de pinga, como alternativa ao pingado.
Era o bar da Idalíria. Foi posto no chão na semana passada. Soterra-se parte da memória do bairro e imagino a dor no coração de um conhecido professor de literatura que, uma vez por semana, lá costumava bater ponto para "recordar a sua origem e conviver com gente humilde".
O entendido em vinho
Conta o representante comercial Renatinho, frequentador assíduo do Ball Bull, que dois amigos, Walter e Müller, queriam comer peixe em um restaurante próximo da casa deles.
Antes, tinham bebido bastante cerveja e resolveram tomar vinho para acompanhar o peixe. Müller foi modesto e anunciou:
De vinho eu entendo! E pediu uma garrafa.
Abriu e o Walter serviu. Era bem encorpado e licoroso.
Müller tinha comprado um litro de licor de cacau.
* * * * * * * *
Minestra di verdura Alla Nonna
A colega Rosi de Sá Cardoso me deu uma obra rara, editada pela KLM, que é um álbum com receitas de cinco países europeus: Holanda, Espanha, Portugal, Itália e França.
Ingredientes: meia couve tronchuda (se não achar use a comum, eliminando os talos), 3 cenouras, 2 talos de salsão, 1 alho porro; uma cebola, 1 pé de alface, duas batatas médias, 100 g de ervilhas, 100 g de manteiga, 1 litro e meio de caldo de carne, sal, pimenta-preta, 3 colheres de arroz e queijo parmesão ralado na hora.
Modo de fazer
Elimine as folhas externas da couve e o tronco e corte-a em tiras. Raspe as cenouras e corte em fatias. Lave o salsão, retire as fibras grossas e corte em pedacinhos. Lave o alho-poró e corte em rodelas finas. Pique bem a cebola e o miolo da alface (em rodelinhas finas). Descasque as batatas e corte em bloquinhos. Lave todos os legumes em água corrente e escorra. Aqueça a manteiga em uma panela grande, junte os legumes e misture algumas vezes. Tampe a panela, diminua o fogo e deixe refogar por 30 minutos, mexendo algumas vezes. Acrescente o caldo fervente, o arroz, o sal e a pimenta moída na hora, misturando bem. Deixe cozinhar 15 minutos até que o arroz esteja macio. Sirva a sopa em tijelas pré-aquecidas, polvilhadas com queijo parmesão ralado.