Uma revista semanal traz na edição que está nas bancas uma nota maldosa sobre o ator Michael Douglas, que teria aparecido em um evento público com a aparência transformada por tentativas de rejuvenescer. Parece que enganou um pouco, mas não o suficiente para evitar os comentários debochados. Até porque, como é que vai enganar alguém? É só lembrar-se dele contracenando com a Jane Fonda em Síndrome da China, checar a data no Google e ver que o homem já não era um garotinho em 1979. Trinta e um anos depois ele tinha que aparentar certa maturidade, não é mesmo?
Fico me perguntando qual seria o comentário se o Michael Douglas, que já foi um galã para o público feminino, aparecesse no tal evento sem o botox e o implante de cabelo. Não sofreria comentários maldosos do mesmo jeito, nesse caso por estar "acabado"? Figuras públicas têm a aparência física vigiada pelos mil olhos do Dr. Mabuse, e, se o assunto chega às revistas, é porque quem faz essas publicações percebe o interesse dos leitores ou tem, o próprio editor, gosto por esse tipo de curiosidade. Daria até para lançar uma revista só com fofocas e fotos de famosos fazendo o que todo mundo faz envelhecer e tentando disfarçar. Se alguém tiver uma sugestão de nome para a publicação, me envie. Não vou fazer a revista, mas confio que a criatividade do leitor vai me divertir um pouco.
Mas, afinal, quem são as pessoas que se interessam pela flacidez facial do Michael Douglas? Tenho para mim que esse noticiário curioso, mas irrelevante, toca aqueles que se sentem incomodados com o que está acontecendo com sua própria pele. Esta é que é a ironia: trata-se de uma identificação, de uma projeção. Só que onde poderia haver solidariedade surge o consolo bobo do tipo "até a Sharon Stone tem rugas".
Por outro lado, os que estão na fase da vida em que se acredita que a juventude é eterna não se interessam e tampouco são enganados por injeções na testa alheia. Ponha uma foto do Michael Douglas nas mãos de uma menina de 20 anos e espere pelos comentários. Ela vai dizer que ele é um coroa acabado. E ponto final. Lembra como o George Clooney foi descrito por sua colega de trabalho no filme O Amor está no Ar? Com total desprezo, ela o descreveu simplesmente como "um velho". O George Clooney!
Aliás, espero que o George Clooney não me decepcione. Ele tem o jeitão de quem vai fugir da armadilha de tentar eternizar a juventude. Assim como faz a Catherine Deneuve, bonitona que só ela e um ano mais velha que o Michael Douglas.
Acho que, se o Michael Douglas assumisse mais a idade que tem (66 anos), ganharia em dignidade e talvez (vejam bem, eu disse talvez) chamasse menos atenção para seu estado de conservação. Mas convenhamos que deve ser difícil envelhecer com dignidade sendo casado com a Catherine Zeta-Jones.
Deixe sua opinião