A chef Denise Carvalho por pouco não se tornou professora de História. O seu destino começou a mudar quando se casou com Flávio Carvalho que na época era executivo da Varig e acabou se transferindo para os destinos mais variados: Rio, Maceió, Recife, Tóquio e Paris. Em cada um dos locais ela foi aprendendo um pouco da cultura local, cultivando novas amizades. Com tantas mudanças, o curso de História ficou pela metade mas, em compensação, ela aos poucos foi se aproximando de uma de suas maiores paixões: a gastronomia.
O passo definitivo para essa área aconteceu quando se mudou para Paris, onde fez os cursos de chef de cozinha e chef de patisserie na escola Cordon Bleu e tornou-se a primeira aluna latino-americana da história dessa instituição a ganhar o Grand Diplôme com menção "Très Bien", o equivalente ao nosso excelente.
A paixão pela culinária sempre foi mais forte pelas sobremesas e doces e, assim, Denise resolveu inaugurar a Provence, uma boulangerie, que em bom português trata-se de uma padaria, só que com um conceito diferente. Realizada, ela abre um sorriso ao revelar que suas duas filhas também estão se especializando em gastronomia.
Como começou seu interesse pela gastronomia?Denise Carvalho Desde criança. Nas minhas brincadeiras sempre havia um lugar especial para a cozinha. Ali já começava a paixão pela alquimia dos pratos. O que abre seu apetite? A harmonia de aromas, cores e texturas delineadas delicadamente sobre o prato.
O que mais gosta de cozinhar para sua família ?Pratos à base de bacalhau e principalmente sobremesas como creme brulée. O que a faz sentir saudades da infância?O cheirinho do pão ao sair do forno, combinado com o aroma do café pasado no coador de pano sobre um fogão à lenha na casa da minha avó. A refeição perfeita... Aquela compartilhada com pessoas queridas, em que perdemos toda a noção do tempo e nos deixamos levar pelos simples prazeres da vida. O que vale um sacrifício? Tudo aquilo que engrandece a alma. A mais profunda miséria é .... A falta de consciência e descaso daqueles em quem depositamos confiança e expectativa. Um lugar na terra... Paris. Religião? Tudo aquilo que se faz com a simplicidade da alma em benefício de alguém ou de algo maior. Um vício... Chá da tarde com bolo caseiro recém-saído do forno, em boa companhia.
Se não fosse chef o que seria? Historiadora. Chef que mais admira? Flávia Quaresma. O que não come de jeito nenhum? Sashimi. Qual qualidade mais admira nas pessoas ? A simplicidade e a integridade. E em você? Determinação Sonho de consumo... Uma casa na Provence. O que não pode faltar na mesa... Amizades verdadeiras, conquistadas ao longo da vida. O que você quer ter em abundância... Saúde para desfrutar da companhia de pessoas que amo. Filme preferido...Chocolate.
RITUAIS DO HAWAÍ 1
Não são apenas os noivos que se casam durante a celebração no Hawaii. São também os pais dos noivos, representando suas famílias, que fazem votos e comemoram a união. Foi assim que aconteceu no casamento da curitibana Carolina Volrath Oliva e do californiano Justin Riddleberger, em cerimônia realizada nas areias da praia de Backyard, no Northshore da ilha de Oahu, onde os dois se conheceram.
RITUAIS DO HAWAÍ 2
Todos calçados no início e descalços depois, com colares de ibiscos e plumérias, receberam as bençãos pelas alianças estabelecidas entre os pais dos noivos: Rodney e July Riddleberger e José e Olga Oliva. Os registros fotográficos foram de Adélia Lopes, jornalista, amiga do casal brasileiro e madrinha da cerimônia. Já no final, o noivo, levando Carolina nos braços, entrou no mar, num ritual de purificação. Carolina é fotógrafa de surf e mar e suas fotos têm sido publicadas em revistas brasileiras, italianas, japonesas e norte-americanas.
EMOÇÕES
A atriz, diretora teatral e professora Marina Machado está celebrando os dez anos do teatro que leva o seu nome, em Curitiba. Vale à pena conferir no local o espetáculo Coquetel de Emoções, uma homenagem à dramaturgia teatral que está em cartaz aos domingos, às 20 horas.
MODA CARIOCA
A empresária Vania Grein de Leão inaugura nesta semana a sua segunda loja Maria Filó na cidade. O coquetel para convidados será na terça, no ParkShopping Barigui. Neste dia, parte da renda arrecadada com as vendas será destinada ao Instituto Pró Cidadania de Curitiba (IPCC), presidido por Fernanda Richa. A marca carioca já conta com uma loja no Shopping Mueller. Para o inverno 2007, a Maria Filó aposta num colorido exuberante e de traços delicados. As peças são ricas em detalhes e extremamente confortáveis.
NO CHILE
A médica curitibana Gisah Amaral de Carvalho, especialista em tireóide e vice-presidente da regional paranaense da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, integrou a comissão científica do 12.º Congresso Latino-Americano de Tireóide, em Santiago, no Chile. Anke Boeving e Helton Estrela Ramos, alunos de Gisah Amaral de Carvalho no curso de pós-graduação da UFPR, concorreram, neste mesmo congresso, ao Prêmio Jovem Investigador.
EM PRAGA
O cardiologista e especialista em medicina nuclear João Vítola esteve em Praga, na República Tcheca, para palestrar durante a Conferência Internacional de Cardiologia Nuclear. Falou sobre A visão especializada em casos desafiadores dentro da Cardiologia Nuclear. Vítola é da Quanta Diagnóstico Nuclear, de Curitiba, e presidente do Grupo de Cardiologia Nuclear da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
P-A-R-A-B-Ó-L-I-C-A
O casal Laércio e Irene da Costa Mattos comemora hoje, junto à família, o seu aniversário de 40 anos de casamento.
Pelas mãos da empresária Cida Fae, acaba de chegar a Curitiba a grife americana de cosméticos NYX, de Los Angeles. Cida também responde pela única franquia na cidade da marca de jeanswear Equus. Ambas estão no Shopping Curitiba.
Laura Lupion comanda nesta terça e quarta-feira, trunk show de bijuterias finas e acessórios. Será na residência Vera Maria do Amaral Lupion, das 14 às 20 horas.
O psicopedagogo Marcos Meier e a professora Sandra Garcia lançam nesta quinta-feira, no Colégio Martinus Centro, o livro Mediação da Aprendizagem Contribuições de Feuerstein e Vygotsky.
Vivian Marcassa Carpinelli e Mauro Fraga de Moraes ministram a 35.º Edição do Curso de Cerimonial, Protocolo, Etiqueta e Eventos, organizado pela Protocol Eventos nos próximos dias 18, 19 e 20.
P-A-R-A-B-É-N-S
Hoje (06): Angelita Lupion, Consuelo Macedo Guimarães, Livia Mashiro, Marcos Schiavon, Nelson João Klas, Ricardo Moretti, Zeno José Otto.
Amanhã (7): Arnaldo Bertazzi, Arnaldo de Macedo Caron Jr., Arno Cardoso Jr., Beatriz Claret de Rezende, Doris Cunha, Lauro Linhares, Rosa Maria Vidal, Simone Braga Cortes.
Terça (8): Cleiton Crisóstomo, Estela Faracha de Castro, Giovana Pitaki, Marcio Rodrigo Pereira, Maria Christina de Andrade Vieira, Marly Hauer, Sueli Calabrese, Teobaldo Machado, Viviane Malucelli.
Quarta (9): Ali Messmar Filho, Andréa Mussi Ribas, Aristides de Macedo, Carolina Bettega Castor, Gastão Lima, Ligia Poehe, Manoela Loyola Reffo, Maria Celeste Correa, Marie-Anne de Almeida Camargo.
Quinta (10): Carla Cini, Duílio Genari, Francis Meister, Francisco Campos Neto, Luiz Fernando de Albuquerque, Marisa Almeida, Nizan Almeida, Osmar Dias.
Sexta (11): Aílton de Araújo, José Vieira, Monique Kubrusly Meyer, Patrícia Fanaya, Ramiro Vila, Teodoro Hubner Filho.
Sábado (12): Augusto Canto Neto, Daniel Ríspoli, Luiz Alberto Borges de Macedo, Luiz Carlos Taques, Maria Izabel Lazzarotto de Oliveira, Orlando Azevedo, Sérgio Bassi, Simone Yared, Yara Zitronemblat.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura