Simplicidade e bondade são adjetivos que descrevem a personalidade de uma das brasileiras mais notáveis da história. A coordenadora e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, 73 anos, não tem rotina e trabalha incansavelmente. Levanta cedo todos os dias, às 5h30min, e viaja muito, visitando as pastorais de todo o País e do exterior.
Indicada várias vezes pelo governo brasileiro ao Prêmio Nobel da Paz, Zilda Arns fundou a Pastoral há 24 anos, que hoje acompanha mais de dois milhões de crianças de zero a seis anos, além de gestantes, em todos os estados do país.
Aproximadamente cinco mil crianças deixam de morrer anualmente pela dedicação dos mais de 266 mil voluntários da Pastoral da Criança.
Dinâmica, não abre mão de uma tranqüilidade contagiante e do intenso convívio familiar. "Quando estou em casa, principalmente nos finais de semana e feriados, me dedico ao máximo aos netos e me divirto brincando com eles. Também preservo a tradição de estarmos todos juntos em algumas datas festivas. É preciso ter muita dedicação e amor pela família", comenta ela. Era um sonho de criança ser pediatra?
Zilda Arns Desde menina eu acompanhava minha mãe quando ela ensinava as outras mães a cuidar melhor dos seus filhos, usar as plantas e outros recursos caseiros para evitar e curar doenças. Sempre gostei de ajudar os outros e de ensinar. Meu pai queria que eu fosse professora, como nove dos meus doze irmãos, mas compreendeu que deveria me deixar livre para seguir a minha vocação, a Medicina. É difícil conciliar a vida profissional com a família?
A cada opção que fazemos na vida, fazemos também uma renúncia. Mas meus filhos, netos e irmãos compreendem e apóiam a minha missão, isso me dá muito ânimo.
Um ídolo...
Maria de Nazaré, mãe de Jesus, e São Francisco de Assis. Seu exemplo de ternura me acompanha.
Que outra profissão teria?
Eu diria que a missão de mestra, de educadora, me acompanha desde menina...
Uma injustiça....
A desigualdade social no Brasil e no mundo todo. Qual característica mais admira nas pessoas?
O espírito de compaixão e solidariedade. O bem mais precioso?
A fé dentro do contexto familiar. Uma boa recordação da infância...
Nossa família tinha uma casa na praia de Arroio da Silva, no litoral sul de Santa Catarina. Todos os anos, íamos para lá em vários carros de bois, levando mantimentos, colchões, roupas e até uma vaca, para termos leite. Durante quase dois meses, brincávamos durante o dia todo na areia, tomávamos banho de mar e à noite rezávamos juntos. Na varanda, cantávamos cantigas alemãs com a cuia de chimarrão animando as conversas. A mais profunda miséria é...
Perder a fé e a esperança.
Qual seu prato preferido?
Feijão com arroz. Também não dispenso frutas e verduras em abundância. Que livro está lendo?
Um livro sobre a vida do Papa Bento XVI. Um filme inesquecível...
Quando era criança adorava ver O Gordo e o Magro... Uma música que adora...
O Hino Nacional brasileiro e cantos litúrgicos.
O que a senhora quer ter em abundância?
Saúde e disposição para poder educar as famílias para que elas cuidem bem de seus filhos. Qual o melhor presente que já recebeu?
Minha família, meus filhos e netos, e a missão de construir a Pastoral da Criança.
MURAL 1
O multifuncional Rettamozzo encontrou bom caminho para a sua arte. Depois de anos na publicidade descobriu uma técnica medieval para a criação de murais, onde o ponto de vista é olhado de cima (vista da torre). Depois do mural que fez para o Colégio Medianeira, recebeu encomenda para Macao (China) com a arquiteta May Lin Ling.
MURAL 2
Atualmente Rettamozzo estuda murais para clientes tão diferentes quanto uma entidade médica, um famoso apresentador de televisão que quer o trabalho no seu escritório e até para um torcedor do Atlético que deseja imortalizar em mural o gol que conquistou o campeonato brasileiro.
CUSTOMIZAÇÃO
A loja TMC Tarso Marques Concept, que o piloto inaugurou na Avenida Batel, tem chamado a atenção pela beleza dos carros e motos em exposição. Além de abrigar um estúdio de customização de carros e motos em formato de linha de montagem, a loja abriga a grife de roupas do piloto, e ainda comercializa peças e acessórios. Na oficina da loja, está em andamento a customização de um veículo para o empresário paulista Pedro Paulo Diniz.
ARTES & ARTISTAS
1) Juliane Fuganti e Marcelo Conrado abrem nesta terça-feira, às 19 horas, a exposição Memória Urbana, no Espaço Cultural da Caixa.
2) Na quarta-feira, o fotógrafo alemão Stefan Moses inaugura exposição no Espaço Cultural BRDE. Curitiba será a única cidade brasileira a receber esta mostra, que em seguida vai para o Uruguai.
PAREDE
A Construtora Partilha criou um método interessante para patrocinar a arte. Os dois apartamentos em exposição que mantém no edifício Phoenix, próximo ao Clube Curitibano, foram decorados com 26 obras da artista plástica Mercedes Ritzmann. Os trabalhos da pintora curitibana foram especialmente encomendados para o local, numa exposição que trafega pelo universo da pintura expressionista abstrata.
NOVO MANDATO
Dalton Pastore iniciou seu terceiro mandato consecutivo como presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade. Pastore, continuará comandando a entidade nos próximos dois anos, tendo na primeira, segunda e terceira vice-presidências Luiz Lara (Lew Lara/SP), Armando Strozenbeg (Contemporânea/RJ) e o curitibano Hiram de Souza (Exclam).
P-A-R-A-B-Ó-L-I-C-A
Vivian Carvalho e Francisco Silvério Pires Padrão Jr. casam-se nesta sexta-feira. A cerimônia será na Igreja Santa Terezinha e a recepção na Mansão Merano.
João Carlos Ribeiro celebra nesta sexta-feira seu aniversário. O festerê será Graciosa Country Club.
Aderbal N. Muller lança nesta terça-feira, às 19h30, o livro Contabilidade Básica, nas Livrarias Curitiba, do ParkShopping Barigüi.
Jorge Anade comemorou seu aniversário com os amigos no bar Seis & Meia.
Carlos Antonio Gusso, presidente do Grupo Risotolândia, recebeu o prêmio Personalidade Empreendedora do PR/ 2007, em cerimônia realizada na Assembléia Legislativa.
Hoje é o último dia para assistir à peça O Menino Maluquinho, no Teatro Regina Vogue, às 16 horas. O espetáculo foi trazido a Curitiba pelo Mercadorama, por meio do programa MercaKids.
P-A-R-A-B-É-N-S
Hoje (13): Ana Maria Petruzziello Kohane, Carina Portela, Cristina Seleme, Deisi Mattos Silva, Denise Almeida, Eduardo Lupion, Juril Carnasciali, Mario Alfredo Ribeiro, Newton Faoro, Ney Lis de Alencar.
Segunda (14): Délia Reichenbach, Heinz Herwing, Luizita Teixeira, Marcos Grupenmarcher, Munir Abdo Calil, Rosemeri Franceschi.
Terça (15): Anice Messmar, Carla Mello, Carlos Scalco, Daniela Lago, Eduardo Fontana, Lara Malucelli.
Quarta (16): Ênio Ribeiro de Almeida, Gilberto Camargo, Harry Françoia, João Maurício Miranda, Jorge Samek, Laércio Ferreira da Costa Mattos, Moacyr Gouvêa, Nelson Toniatti.
Quinta (17): Ana Maria Costa, Ciro Zadra, Celso Lanzoni, Danusa Gaudêncio, Marcia Teixeira, Paulo Fortes Filho.
Sexta (18): Celso Luiz Gusso, Eduardo Castilho dos Santos, Marcelo Bergerson, Marília Xavier Ribas, Marisa Brofman, Marta Moro, Tereza Dalcanale.
Sábado (19): Ângela Guerra, Cláudio Tomazini, Hugo Kosop, José Buffo Filho, Léa Moraes Moura.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura