• Carregando...
Povo reunido em frente da Universidade, na Praça Santos Andrade, participando de um ato cívico em 1940 |
Povo reunido em frente da Universidade, na Praça Santos Andrade, participando de um ato cívico em 1940| Foto:
  • Em julho de 1943, estudantes promovem passeata contra o nazismo e os afundamentos de navios brasileiros torpedeados por submarinos alemães. Evento ocorrido na Rua XV e Praça Santos Andrade
  • Protesto de estudantes contra a ditadura militar na Boca Maldita, em meados dos anos sessenta
  • No começo da década de 1950, Curitiba passou por enorme racionamento de luz elétrica em função do mau desempenho da Companhia Força e Luz. A população se reuniu e promoveu a passeata da vela, em direção à casa do governador Bento Munhoz da Rocha Neto
  • Outro movimento estudantil, na Avenida Luiz Xavier, em favor da instalação da Universidade Católica. Março de 1959
  • Imensa multidão reunida na Boca Maldita reivindicando a realização das Diretas Já, em 12 de janeiro de 1984

Meia dúzia de gatos pingados!Assim descreveu o presidente da Assem­­bleia Legislativa do Paraná o número de estudantes que estiveram em frente daquela casa de leis para protestar contra o escândalo levantado pela Ga­­zeta do Povo e pela RPC TV, co­­nhecido como o caso dos "Diá­­rios Secretos". Declaração desrespeitosa aos jovens que reivindicavam a moralização dos atos ali realizados. Afinal, estavam em frente do que se convenciona denominar democraticamente a "Casa do Povo".Na próxima terça-feira, de­­pois de amanhã, está programado um grande préstito que partirá da Praça Santos Andrade em direção à Assembleia. Dela participarão diversas entidades representativas da sociedade paranaense, tendo unicamente o intuito de reivindicar a punição, pela lei, dos que praticaram as irregularidades ao tratamento do dinheiro público.No passado histórico, a nossa capital foi palco de muitos desses cortejos, que demandavam pacificamente para soluções de justiças. Foi assim na primeira década do século passado, quando foram realizados vários séquitos, pedindo justiça na questão do território contestado na divisa do Paraná com San­­ta Catarina. A classe estudantil, depois da criação da Universidade do Pa­­raná e de sua instalação na Praça Santos Andrade, participou ativamente de vários meetings sempre em favor de alguma reivindi­­cação e, até mesmo, contra atos lesivos à sociedade. Esse cos­­tume de se reunirem em frente da Universidade e desfilarem pela Rua XV, terminando com inflamados discursos no coreto da Praça Osó­­rio, tornou-se tradição na vida pública. Ho­­je, as ma­­nifestações são estendidas até o Centro Cívico.

Nesta terça-feira, portanto, a sociedade curitibana irá mostrar pacificamente toda a sua insatisfação com os acontecimentos que atingem a honorabilidade de uma entidade que, em vez de ditar as leis que regem a nossa democracia, vem, antagonica­­men­te, esbulhando o erário.

Como a função desta página é viajar pelo passado, vamos mostrar algumas fotos de antigos movimentos populares ocor­­ridos na cidade.

N.R. – Neste primeiro do­­min­­go do mês de junho, a Nos­­talgia está completando 21 anos de circulação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]