Curitiba, na década de 1950, era citada como a cidade que possuía mais automóveis que telefones. O fato se dava em razão de ser extremamente difícil se adquirir uma linha telefônica, sendo muitas vezes mais cara que o preço de um automóvel.
Atualmente, com as facilidades de créditos, a compra de um carro está ao alcance de boa parte dos curitibanos. Quanto aos telefones, após a entrada dos celulares, qualquer cidadão pode ter o seu; o custo de uma linha, tanto ao fixo residencial como para os portáteis, banalizou o seu uso, chegando ao ponto de cada cidadão, em média, possuir mais de um celular.
Tais facilidades geraram uma enxurrada tal de aparelhos sofisticados que vemos seus usuários manuseando-os onde quer que estejam, causando um congestionamento nas centrais que prestam serviços para as nossas comunicações. Existem momentos que a confusão é tão grande que as chamadas são remetidas para as caixas postais. Tem uma das companhias que usa gravações para justificar as ligações não completadas, até com o desplante de informar que o número digitado não existe. É o caos em nossas comunicações. Isso ainda agravado quando nas linhas pré-pagas são usados subterfúgios, como concursos, dicas e serviços não solicitados e que rapidamente engolem os valores pagos.
Curitiba inverteu a estatística da década de 1950. Hoje, a cidade tem o dobro de telefones em comparação com o número de automóveis. Em dezembro do ano passado, a quantidade de automóveis era estimada em um milhão e vinte mil carros para uma população de um milhão e oitocentos e cinquenta mil indivíduos. Ou seja, se todos habitantes de Curitiba fossem colocados nos veículos existentes, cada carro transportaria menos de duas pessoas. Como isso não acontece, o que vemos, principalmente nos horários de pico, são os coletivos abarrotados de passageiros e as ruas entulhadas de automóveis presos em congestionamentos. É o caos acontecendo em nossas ruas e avenidas.
Na tentativa de solucionar a locomoção dos cidadãos, as autoridades incentivam o uso de bicicletas, aumentam o número de táxis que também ficam presos em congestionamentos , as motocicletas costuram o trânsito ocasionando um número expressivo de acidentes com vítimas todos os dias e por toda cidade. Enfim, o que resta para o cidadão comum se locomover? Nada mais simples: continuar pedestre! Epa! Espere aí! Não podemos esquecer que ser pedestre em Curitiba é correr o risco de tropicar nas péssimas calçadas existentes, principalmente nas famigeradas cobertas de peti-pavés. Pois é, com caos ou sem, vamos continuar tentando chegar a uma solução que talvez venha por meio de um revezamento.
Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista