• Carregando...

No próximo dia 25, terça-feira, estará sendo comemorado o centenário de nascimento do médico cirurgião Mário Braga de Abreu. Nascido em Curitiba no dia 25 de Abril de 1906 na casa de seus pais situada na Rua XV de Novembro numero 58 onde, na parte de baixo funcionava a Casa Abreu & Cia sendo a parte de cima reservada a residência da famiília. Manoel Martins de Abreu, o pai, era português e a mãe, Maria Joana Braga de Abreu, nascida na Lapa.

O menino Mário de Abreu fez os seus estudos primários no Ginásio Diocesano de Curitiba, na época aquela escola era conhecida como Seminário. O pai, por motivo de doença, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1919 tendo matriculado o filho no Colégio Militar, onde o jovem Mário terminou o curso secundário em 1923.

Em 1924, Mário de Abreu matriculou-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, onde se formou em dezembro de 1929 onde defendeu sua tese de doutoramento sendo aprovado com distinção em fevereiro de 1930. Em julho de 1930, já residindo em Curitiba, foi nomeado medico da Santa Casa. Três anos depois, em 1933, foi um dos fundadores da Associação Médica do Paraná. No ano seguinte assumia a chefia da Clínica Cirúrgica daquele hospital em lugar de Szymon kossobudzki que havia falecido, também sucedeu o mesmo médico na cadeira de Clinica Cirúrgica da Faculdade de Medicina do Paraná, após ser aprovado em concurso para Livre-docente de Clínica Cirúrgica.

A carreira profissional de Mário de Abreu está compilada em livro cujo titulo é: "Mário Braga de Abreu, um médico adiante do seu tempo" onde estão inseridos discursos proferidos pelo notável mestre e cirurgião pelas inúmeras ocasiões em que foi paraninfo das mais diversas turmas de médicos formados aqui no Paraná. O referido livro foi organizado pelo cirurgião Carlos Ravazzani com material fornecido pelas três filhas de Mário de Abreu.

Não cabe página o extenso currículo do ilustre Cidadão Benemérito do Paraná, titulo que recebeu da Assembléia Legislativa em 2 de junho de 1966. Recebeu anteriormente, em 16 de outubro de 1964, a comenda Mérito Cirúrgico São Lucas outorgada pela Fundação para o Progresso da Cirurgia, com sede na capital paulista. Foi o terceiro cirurgião brasileiro a receber tal insígnia, por tal razão a imprensa do Paraná denominou o premio de "Bisturi de Ouro".

Para quem desejar conhecer mais sobre a vida desse ilustre médico curitibano informamos os seguintes eventos que serão realizados em festejo ao centenário de seu nascimento. Amanhã, segunda-feira, a UFPR promovera solenidade no Hospital de Clinicas pela manhã. A PUC realizara no dia 25 uma missa às 18 horas e as 19 horas haverá o lançamento do livro junto com uma exposição iconográfica sobre Mário de Abreu. Na Biblioteca Pública do Paraná, também no dia 25, será inaugurada no saguão de entrada ampla exposição biografia e fotográfica sobre Mário de Abreu.

O leitor da Nostalgia está acostumado com a apresentação, nesta página, de fotos que mostram aspectos físicos de ruas e logradouros do passado, hoje nos permitimos em quebrar tal regra com a finalidade de homenagear este ilustre conterrâneo.

A fotografia numero um foi feita em 1912 e mostra a Casa Abreu na Rua XV de Novembro em cujo andar superior nasceu Mário Braga de Abreu em 25 de abril de 1906.

Na foto numero dois aparece Mário de Abreu com oito anos de idade no dia de sua 1ª Comunhão, em 21 de abril de 1914, a esse tempo já era aluno do Ginásio Diocesano.

A terceira foto mostra Mário de Abreu na época de sua formatura em medicina, dezembro de 1929, no Rio de Janeiro.

Na quarta imagem vemos a turma de medicina de 1938 em frente ao prédio da Universidade do Paraná, o professor Mário de Abreu é o sexto, contando da direita para a esquerda.

A foto numero cinco apresenta o médico e sua esposa, Denise Lombardi de Abreu, no dia 30 de dezembro de 1940 quando casaram.

A sexta e última foto apresenta o Dr. Mário Braga de Abreu quando foi Paraninfo, entre tantas outras, da turma de 1947. O ilustre e benemérito médico faleceu em 1981, no dia 8 de julho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]