Hoje vamos dar um passeio aéreo pelo centro de Curitiba, fazendo de conta que a nossa aeronave é também a máquina do tempo a nos transportar ao passado. Em seu painel digitamos o ano de 1946 e lá vamos nós. Estamos sobrevoando a Praça Tiradentes e adjacências há exatamente 64 anos.
Começamos notando que a Catedral está diferente. Não possuía ainda a parte aumentada do lado da Rua Barão do Serro Azul. Na parte leste da praça ainda existia o edifício da família Hoffman entre a antiga prefeitura e a Tiradentes. No outro canto da praça, vis-à-vis com a Catedral, está a Rua Cândido Lopes e no lugar onde funcionou o antigo Banco do Brasil aparece o terreno baldio ocupado por um grupo de barraquinhas da feira livre que ali funcionava na época.
Observamos na quadra dos fundos a Rua Dr. Murici e ali vemos a parte da frente do velho Theatro Guayra, com o fundo já totalmente demolido e sendo ocupado pelo pátio do então Corpo de Sapadores Bombeiros. Hoje no local está instalada a Biblioteca Pública.
No canto noroeste da Praça Tiradentes, fazendo esquina com as ruas do Rosário e Cruz Machado, aparece o prédio onde funcionou a loja do Prosdócimo. Em destaque temos o edifício NS da Luz na esquina da Rua José Bonifácio, ao lado da Catedral.Agora, amigos leitores, nessa viagem ao passado, quem vai pilotar são os senhores. As coordenadas já foram dadas, vai depender dos seus conhecimentos sobre Curitiba para irem matando onde era isso, ou aquilo. É importante ter como acompanhante um experiente copiloto, mais antigo, de preferência conhecedor da cidade naqueles tempos. Bom divertimento e uma proveitosa viagem cultural.