Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nostalgia

É hoje!

Será? Afinal de contas, tudo tem um dia para surgir e também outro para desaparecer. Como os lugares: por mais antigos e históricos que sejam em sua maioria, acabam tendo um começo e fim. Existem espaços que foram surgindo em torno de alguma coisa, uma fonte de água, uma estação férrea, uma região fértil e outros motivos que fizeram povos criar povoações que se transformaram em vilas e cidades, muitas delas hoje megalópoles.

Curitiba comemora hoje 322 anos de fundação, idade posta em dúvida por alguns historiadores. A data de 29 de março de 1693 foi indicada no principio do século passado por Romário Martins; ele se apegou à data em que foram eleitos os primeiros vereadores e a Justiça na então Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Nada mais significativo do que as antigas visitas de domingo. Na foto, curitibanos elegantemente trajados se regozijam sob o abrigo de uma residência simples, em 1900. | Acervo Cid Destefani

1 de 7

Nada mais significativo do que as antigas visitas de domingo. Na foto, curitibanos elegantemente trajados se regozijam sob o abrigo de uma residência simples, em 1900.

Jovens presentes a uma gincana no antigo Prado do Guabirotuba, em 1912. | Acervo Cid Destefani

2 de 7

Jovens presentes a uma gincana no antigo Prado do Guabirotuba, em 1912.

Festa infantil no Passeio Público, em 1925. | Acervo Cid Destefani

3 de 7

Festa infantil no Passeio Público, em 1925.

Alegria familiar em piquenique nos arredores de Curitiba, em 1910. | Acervo Cid Destefani

4 de 7

Alegria familiar em piquenique nos arredores de Curitiba, em 1910.

A Universidade do Paraná, símbolo de Curitiba, sempre foi ponto de encontro para festividades importantes. Foto de 1940. | Acervo Cid Destefani

5 de 7

A Universidade do Paraná, símbolo de Curitiba, sempre foi ponto de encontro para festividades importantes. Foto de 1940.

As festas cívicas sempre foram atrações na cidade, como esta partida do Tiro Rio Branco para o Rio de Janeiro, em 1910. | Acervo Cid Destefani

6 de 7

As festas cívicas sempre foram atrações na cidade, como esta partida do Tiro Rio Branco para o Rio de Janeiro, em 1910.

Aos domingos, o curitibano se divertia em parques de diversões como este, instalado na Praça Rui Barbosa, em 1948. | Acervo Cid Destefani

7 de 7

Aos domingos, o curitibano se divertia em parques de diversões como este, instalado na Praça Rui Barbosa, em 1948.

Entretanto, já se governava a vila desde 4 de novembro de 1668, quando Gabriel de Lara ergueu o pelourinho no local que hoje é a Praça Tiradentes, e nomeou Mateus Leme como seu administrador. Este governou o local durante 25 anos como chefe único até 1693; então, sem mais vigor para dominar a gerência do povoado, atendeu ao clamor dos habitantes e fez com que se elegessem a Lei e os vereadores.

Existe outra data em que é citada a criação do povoado: consta como sendo o ano de 1654, quando Ébano Pereira comunica o rei de Portugal que havia fundado as vilas de Iguape e de Curitiba. Portanto, tudo faz crer que, quando a vila de Curitiba foi fundada em 1693, ela já existia havia mais de 40 anos.

Verdade seja dita: Curitiba, com 322 ou 360 anos, nasceu para ser uma cidade gloriosa, cujo futuro se afirma a cada dia que passa, sendo motivo de orgulho para os curitibanos natos, assim como para os forasteiros que aqui fincaram suas raízes. Portanto, o aniversário de nossa capital é hoje e todos os dias em que aqui nos sentimos felizes.

Para ilustrar, seguem fotografias de curitibanos alegres em festividades diversas através dos tempos.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.