Como ocorre todo o fim de semana, a Boca Maldita, ali na Avenida Luiz Xavier, ferve. Os grupos se reúnem e as notícias vão saltitando de uma rodinha para outra. Têm de tudo: boatos, notícias boas e más, mordedores, chatos e fofoqueiros de politicagens; enfim, uma fauna tagarela.
-Volta à pauta da construção do metrô. Agora um frequentador comenta a sabotagem da fala da presidente Dilma pela TV Educativa. O assíduo deputado das domingueiras do café tenta explicar que não foi bem assim. Ora veja! comenta um delegado A mulher trouxe um Bi de presente e não deixam que ela divulgue a sua benesse! É o fim da picada!
O jornalista, que sabe de tudo, acha que o dinheiro devia ser usado para melhorar as ruas dos bairros, que estão em petição de miséria. Todo mundo concorda. O papo vai esticando já por volta do meio-dia. Metrô pra cá, metrô pra lá e vem mais um botando a colher torta no assunto. Confesso que saí zonzo com tantos palpites. Resolvi saber mais sobre como será o dito transporte subterrâneo. Eis o que encontrei:
A primeira etapa vai ligar a Cidade Industrial até a Rua XV de Novembro, ali no Correio velho. Já tem até nome: Linha Azul. A extensão é de 14 mil e 200 metros com 13 estações, que, além do espaço para embarque de passageiros, vai ter amplo estacionamento para veículos e bicicletas. Vai ser composto de três pavimentos: o primeiro elevado com 2 mil e 200 metros, lá na CIC. Depois vem o subterrâneo com 17 metros de profundidade e pouco mais de 7 quilômetros de extensão, até a estação da Água Verde. Dali até a estação da Rua XV, no centro da cidade, a profundidade do túnel vai dos 17 até os 35 metros abaixo do solo.
Estão previstos 25 trens com 5 vagões cada um e com capacidade para 1.450 passageiros. Na parte de cima, onde hoje estão as canaletas dos expressos, será criado um Boulevard, coisa que jamais poderia faltar. Nesse dito espaço a transformação terá um calçadão para os pedestres, ornamentado com floreiras, árvores, fontes e espelhos dágua, sem faltar quiosques para lanchonetes e outras espécies de mercadorias. Uma maravilha!
O amigo leitor pode, tendo curiosidade é claro, ver na internet como serão as obras. Os desenhos das pranchas são tão sugestivos que nem parece que foram produzidos ali nas pranchetas dos gênios do Juvevê, mas sim nos Estúdios Walt Disney.
As fotos de hoje mostram alguns aspectos antigos por onde passará o metrô metade dele, já que a outra metade, até o Bairro de Santa Cândida, está programado para 2017.