Solenidades, desfiles, patrulhas e mais uma infinidade de funções que a PE tinha por missão executar, reminiscências que surgiram do fundo da memória
* * * * *
Hoje, já posso me considerar um ancião calejado e cheio de lembranças. Entretanto, vez por outra, ainda certos acontecimentos me pegam de surpresa. Agora mesmo, acabo de voltar de uma solenidade marcial acontecida no QG da 5.ª Região Militar, a convite do comando da 5.ª Cia. de Polícia do Exército para assistir à entrega dos braçais de PE aos soldados, que no meu tempo dizia-se: Passaram a prontos.
Muitos ex-policiais do Exército, como eu, estavam presentes. A festividade solene encerrou com a entrega dos braçais por parentes e namoradas aos soldados, lembrando um tanto a entrega das espadas nas antigas solenidades do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, que tinha sua caserna onde hoje está instalado o Shopping Curitiba. Uma bela festa militar.
A surpresa aconteceu quando o sargento relações-públicas da 5.ª Cia. de PE pediu que nós, os veteranos presentes, desfilássemos à frente da companhia. Nos meus calejados 71 anos, hesitei. Seria possível que depois de 52 anos saberia ainda marchar ao som de uma banda marcial? No primeiro ra-ta-plam me vi, junto com mais uma vintena de companheiros, pisando firme, no passo certo, a compasso dos tambores.
Certas emoções deveriam ser evitadas à gente velha e saudosista, como o escriba aqui. Durante os poucos minutos da participação no desfile, memorizei a fachada rosada do quartel do 1.º Batalhão da Polícia do Exército, na Rua Barão de Mesquita, número 425, no bairro do Andaraí, Rio de Janeiro, então capital da República. Solenidades, desfiles, patrulhas e mais uma infinidade de funções que a PE tinha por missão executar, reminiscências que surgiram do fundo da memória. O famoso quartel dos "Catarinas" como éramos conhecidos, incluindo aí uma boa parte de paranaenses. Lembranças perenes.
Verdade seja dita, com a participação desta festividade, na tarde de quinta-feira, voltei a ser jovem, pena que foi apenas por alguns rápidos minutos.
Para ilustrar a Nostalgia deste domingo, vamos homenagear todos aqueles que tiraram seus tempos servindo nos quartéis da 5.ª Região Militar, com imagens de desfiles saudosos ocorridos na antiga Avenida João Pessoa.
A primeira fotografia mostra a Infantaria desfilando no dia Sete de Setembro de 1944. Na segunda imagem, vemos a tropa pertencente ao Regimento de Artilharia Montada desfilando também no Dia da Pátria de 1944. Os clarins do Regimento de Cavalaria anunciam a entrada do mesmo na terceira foto, também em 1944.
Na quarta foto, os cavalarianos entram garbosamente na avenida, também em Setembro de 1944. Fechamos essa seqüência de desfiles militares com a quinta fotografia, com a Infantaria cerrando o desfile de Sete de Setembro de 1952.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Deixe sua opinião