Uma das preocupações que a intelectualidade curitibana tem é com a memória de fatos históricos militares. Principalmente com a Casa do Expedicionário, cujo museu foi inaugurado em 1946. O edifício, além do museu, serve para as reuniões cívicas e militares, sobretudo nas datas comemorativas dos feitos heroicos da Força Expedicionária Brasileira nos campos de batalha da Itália, durante a 2.ª Guerra Mundial. Tais festividades contam com o apoio maciço do comando da 5.ª Região Militar.
Entretanto, a preocupação maior é que, passado mais de meio século do fim da guerra, os pracinhas que nela tomaram parte hoje estão em idade avançada os que ainda vivem, pois muitos já deixaram o nosso convívio. A Legião Paranaense do Expedicionário, depois da partida do último febiano, não mais existirá, restando somente o museu e as solenidades alusivas aos feitos de bravura.
O Paraná, e em especial Curitiba, tem muita tradição histórica a preservar no setor militar quer do Exército, quer da Aeronáutica e Polícia Militar. Campanha do Contestado e Cerco da Lapa são as principais ocorrências históricas. O Regimento de Aviação, depois Base Aérea do Bacacheri, e a Fábrica de Curitiba os prédios históricos onde ficaram sediadas antigas casernas, dos quais muitos já desapareceram , afinal, são ícones que fazem, ou fizeram, parte importante da nossa História, da qual participaram não só os militares, mas toda a população civil, de uma forma ou de outra.
Acredito sermos todos, como também a maioria dos que prestaram serviço militar, veteranos da luta pela vida, vislumbrando sempre um mundo melhor em nossa marcha para o futuro. Para relembrar um pouco das nossas tradições e acontecimentos na esfera militar curitibana, ilustramos a Nostalgia de hoje com fotos antigas e históricas, em que participaram velhos praças e camaradas de quartéis.
Itamaraty de Lula lidera lobby pró-aborto na ONU com radicalismo inédito
“Desastre de proporções bíblicas”: democratas fazem autoanálise e projetam futuro após derrota
Bolsonaro diz que Congresso é mais importante que STF e pode reverter inelegibilidade
Copom eleva juros e dá bronca no governo mais uma vez
Deixe sua opinião