Entramos, hoje, no mês de outubro quando comemoramos o centenário da invenção do aparelho voador mais pesado que o ar por Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação.
A Gazeta do Povo aproveitou os preparativos das festividades lançando um suplemento especial, diário, na semana que passou contando em fascículos o desenvolvimento da aviação brasileira e mundial desde aquele dia que o genial inventor levantou do solo com o seu 14-Bis há cem anos passados.
Vamos aproveitar as comemorações desse magnífico acontecimento para, aqui na Nostalgia, mostrar como foi a historia da aviação aqui em Curitiba desde o vôo em balão pela espanhola Maria Ainda, que se alçou aos ares partindo do Passeio Público em 1909. Estaremos apresentando o primeiro avião que aqui proporcionou ao curitibano maravilhado o contacto com a espetacular maquina voadora, isto em 1914.
No ano seguinte o uso de aeronaves na Campanha do Contestado, quando foram usadas pela primeira vez na América Latina como armas militares. A Nostalgia seguira mostrando através de fotografias todos os movimentos aeroviários militares, esportivos e comerciais que aconteceram por estas paragens. As escolas de aviação, clube de planadores enfim tudo que se relacione com a invenção de Santos Dumont será apresentado nesta pagina memorialista em todos os domingos deste mês de outubro que ora se inicia.
Iniciamos com o acontecimento ocorrido em dezembro de 1935 quando se erigiu o monumento a Santos Dumont na Praça Santos Andrade. O Aéreo Clube do Paraná, fundado em 1932, fez uma campanha para que tal homenagem fosse prestada o que resultou na criação do primeiro monumento ao Pai da Aviação levantado no Brasil.
Foi aberto um concurso do qual participaram oito escultores que apresentaram as respectivas maquetes de suas criações. Venceu o escultor Yolando Mallozzi, ficando em segundo lugar empatados os trabalhos de João Turin e da dupla Lange de Morretes e Erbo Stenzel e em terceiro lugar Mickey Royer Cury, receberam Menções Honrosas os artistas Oswaldo Lopes, Eduardo Vardanega e May E. Koster.
A inauguração do monumento estava marcada para o dia 19 de Dezembro de 1935, entretanto naquele dia só estava colocado o pedestal as partes de bronze só foram colocadas uma semana depois.
As fotografias que se seguem são, pela ordem: Na maior vemos o dirigível Hindenburg passando sobre a Universidade tendo o monumento em primeiro plano, isto ocorreu em 1o. de dezembro de 1936, um ano após a inauguração da estatua. Em seguida, na foto numero dois, vemos o levantamento da base da escultura. Na terceira imagem, feita no dia que seria para a inauguração, temos o pessoal do Aéreo Clube junto ao monólito em 19 de Dezembro de 1935.
A quarta foto mostra a estátua sendo içada para o seu pedestal e na quinta imagem os aviões do 5o.Regimento de Aviação sobrevoam o monumento no dia da sua inauguração, em 26 de dezembro de 1935. Mostramos ainda as fotografias das maquetes que concorreram para a confecção da escultura em honra a Santos Dumont.