Entra ano, passa ano e a divisão das estações parece não ser exata. As temporadas pouco se fixam em nossas memórias. Gostaríamos que elas começassem exatamente no dia programado em nossos calendários. Entretanto, não é bem assim tomemos como exemplo a primavera. A estação é programada para iniciar em 23 de setembro e findar em 21 de dezembro é a fase do ano onde as flores surgem, os animais acasalam, os cantos dos pássaros anunciam um tempo alegre mas só que, antes de setembro, tem agosto quando muitas dessas coisas já acontecem.Flores, como as azáleas e os ipês, surgem logo nos primeiros dias de agosto, e a vibração primaveril começa em agosto. Os pessegueiros iniciam as suas floradas, para os frutos estarem maduros pelo Natal. Na lua minguante de agosto, os parreirais são podados para que a brota e as formações dos cachos das uvas venham reforçadas. Quando setembro vier, muita coisa já ocorreu na natureza.Tem gente que reclama que as coisas não estão certas por causa de floradas em agosto quando ainda nem chegou a primavera. Conheço pessoas que reclamam dos cantos dos sabiás, que começam às 4 da madrugada e não as deixam dormir. Tudo isso é a nossa cultura do cimento armado, como certas crianças que não aceitam leite da vaca, pois só tomam leite de saco plástico ou outras, que, quando descobrem de onde saem os ovos das galinhas, jamais comerão ovos pelo resto da vida.
Agosto chegou, teve sexta-feira 13 e não se ouviu ninguém se queixar de azares. As noites continuam frias, mas em compensação os dias estão mais quentes. No meu tempo de piá, o mês de agosto era propício para se empinar raias, pipas e pandorgas para forasteiros era próprio porque durante este mês os ventos são mais acentuados e com sua força derrubam as folhas secas, dando lugar à vinda de nova vegetação.
Agosto, mês de cachorro louco por essa razão, antigamente, também no meu tempo de piá, durante o mês as crianças eram instruídas a se afastarem de qualquer cão de rua. Ainda hoje é costume se vacinar os animais contra a hidrofobia, durante o mês todo. É tempo de se ler a poesia de Affonso Romano de SantaAnna A Danação de Agosto:
"Agosto, mês da raiva e do desgosto. Eu cão brasileiro, magro e raivoso Saio mordendo, como o povo o próprio osso."
Entre as festividades e os acontecimentos de agosto está a comemoração do nascimento do patrono do Exército brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, no dia 25 de agosto de 1803. Este dia é considerado o Dia do Soldado, ocasião festiva com diversas celebrações militares. Começa nessa data a conhecida Semana da Pátria, cujas solenidades terminam no Sete de Setembro.