Estrada da Passagem entre Caiobá e Guaratuba em 1948. Ao fundo a Praia Mansa| Foto:
Wynie Gomm estaciona seu avião tranquilamente na frente do Grande Hotel Caiobá, em 1939
O avião do Aero Lloyd fazia seus pousos na Praia Brava de Caiobá na década de 1930, era atração para os banhistas
Pescadores de Matinhos posam para a foto junto ao avião do Aero Lloyd Iguaçu em meados dos anos trinta
Todos os banhistas que estavam na Praia de Guaratuba se reuniram nas pedras das Caieiras para esta foto feita em 1938
Imagem de Guaratuba junto à baia em foto de 1960. Este espaço desapareceu engolido pelas aguas no final da década de 1960
Foto de um grupo de banhista em Guaratuba com a presença do interventor Manoel Ribas, que aparece atrás de sua mulher Anita, com seu cachorro no colo, em 1937
Veja também
  • Feriado polêmico
  • O mesmo lugar
  • Um Baú de relíquias
CARREGANDO :)

Veja como eram as praias paranaenses

Chegou o tempo gostoso da calmaria curitibana, tudo porque iniciou a Temporada de Verão nas praias. O povão já está se mandando para aos balneários do Paraná e Santa Catarina, a maioria com volta programada ao termino do Carnaval, é tempo de diversão nas areias do litoral, um tempo para quem gosta de sossego ficar curtindo Curitiba.

Publicidade

Confira imagens das praias paranaenses no passado

Vamos usar o espaço da Nostalgia, deste domingo, para viajar através de fotos antigas até as velhas temporadas de praia, um costume que era curtido durante as férias de inverno, quando o tempo era mais ameno e não havia o perigo da infestação de mosquitos e a presença da malária.

Até a década de 1930 Matinhos era a praia mais frequentada, principalmente pelos alemães curitibanos. A partir dai os mesmos frequentadores começaram a construir suas casas em Caiobá e dali partirem até Guaratuba através da baia. O transporte usado por muitos era ir de trem até Paranaguá e dai partirem com destino a Matinhos em pequenos ônibus conhecidos como diligências ou jardineiras.

Ainda no final da década de 1930 aviões de pequeno porte desciam na praia entre Matinhos e Caiobá, sendo o quem mais usava tal transporte era Winye Gomm que com seu aparelho sempre dava suas esticadas até a orla. Houve uma tentativa de se fazer uma linha aérea entre Curitiba e Caiobá, pelo então recém-criado Aero Lloyd Iguaçu cujo gerente, Filinto Eisenbach, esteve varias vezes com a aeronave daquela empresa pousando nas areias das praias.

Na atualidade, quem viaja para o litoral, não imagina de maneira alguma as dificuldades que eram enfrentadas há oitenta anos para se curtir uma temporada a beira mar. Hoje em menos de duas horas o automóvel viaja em estradas asfaltadas e vai da residência da capital até a da praia numa confortável entrega de porta a porta.

Publicidade

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.