O vice-governador Orlando Pessuti terá à sua disposição, quando assumir o governo com a desincompatibilização de Roberto Requião, mais de 20 cargos de primeiro escalão para preencher. Isso, apenas por uma questão legal. É que supera em duas dezenas o número de secretários e diretores de empresas públicas que serão candidatos a deputado estadual e federal. E, segundo a legislação eleitoral, quem exerce cargo no Poder Executivo tem de se desincompatibilizar seis meses antes das eleições, ou seja, até 3 de abril de 2010.
A única exceção será o próprio Pessuti, já que a lei eleitoral permite que governadores, assim como prefeitos e o presidente da República, disputem a reeleição sem sair do cargo.
A caneta de Pessuti 2
A contagem mostra que existem nada menos que 16 interessados em mudar de poder no Centro Cívico, enquanto outros cinco são pré-candidatos a uma vaga na Câmara Federal e um secretário especial do governo deve disputar a sucessão de Requião.
Fé renovada
Finalmente está pronta a nova capela ecumênica do Hospital Erasto Gaertner. A inauguração será nesta terça-feira, às 10 horas. A capela, que ocupa uma área de 100 m² e é subterrânea, foi construída pela Associação Ponto de Apoio. O projeto é do arquiteto Jayme Bernardo.
Muita água vai rolar
A Caixa Econômica Federal, a Sanepar e o Tribunal de Justiça se uniram para divulgar a história do saneamento no Paraná. A partir da próxima terça-feira, os fóruns passam a apresentar uma exposição que mostra a evolução do abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto no estado. A mostra reúne, em painéis, vídeo e cartilhas educativas, os primeiros pipeiros em Paranaguá até as obras do PAC.
Experiência única
Um time de executivos da Renault do Brasil vai se reunir com alunos da PUCPR para mostrar, em detalhes, as etapas de concepção, produção e venda de um automóvel. Trata-se do Renault Experience, primeira ação do gênero que a montadora faz no país, que terá como case o desenvolvimento do modelo Sandero. O evento, composto de palestras interativas e workshops, será realizado entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da instituição, no Prado Velho, e no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais.
O evento faz parte da política de responsabilidade social e de sustentabilidade que a montadora vem desenvolvendo no país nos últimos anos.
Quem polui mais? 1
A Federação da Agricultura do Paraná começa a fazer nesta semana uma verdadeira radiografia ambiental do estado. Para tanto, contratou a empresa Müller Consultoria Ambiental para avaliar os impactos provocados pelos meios urbano e rural ao meio ambiente. Além da cobertura florestal do Paraná, a pesquisa fará a avaliação do ar nas cidades e no campo e da influência urbana na qualidade e volume de água das bacias hidrográficas.
Quem polui mais? 2
Para quem não lembra, no ano passado o IBGE mostrou que os rios Iguaçu e Tietê são os mais poluídos do país nos trechos que cortam Curitiba e São Paulo, respectivamente.
A pesquisa deverá revelar quem polui mais: o campo ou as cidades.