A Praça da Espanha, atualmente em reforma pela prefeitura, corre o risco de, ao ser reaberta, virar um depósito de lixo dos bares da Rua Fernando Simas, que fica bem em frente. Todo domingo inclusive no último os jovens que frequentam um desses bares deixam uma pequena montanha de detritos espalhados ao longo do meio-fio. São garrafinhas e latas de cerveja consumidas a partir das 15 horas até o fim da noite. Quem passa pelo local não tem como deixar de notar. Os frequentadores se concentram na calçada diante do bar e ao esvaziar as embalagens simplesmente as descartam na rua.
Agora, imaginem quando a praça for reinaugurada. Muitos desses frequentadores se reunirão nela e tudo indica que continuarão a fazê-lo sem a menor cerimônia.
A Praça era Nossa 2
Marco zero do chamado Batel Soho, a Praça da Espanha deverá ser reaberta ao público na segunda quinzena de dezembro, segundo disse ontem à coluna o presidente da Associação dos Comerciantes do Batel Soho, Othon Accioly. Sobre a questão do lixo acumulado, ele afirmou que a preocupação é justamente essa, a de que a praça seja ocupada por pessoas que não saibam usá-la.
Accioly diz que a praça está se transformando num "point" de bebida e confusão. Há dias, um motoqueiro esfaqueou o braço de um motorista cujo carro esbarrara em sua moto ao passar pela rua.
Outro problema é a poluição sonora da música ao vivo geralmente pagode dos bares. Até ser fechada para reforma, a Praça da Espanha era ponto de consumo e tráfico de drogas em certos dias e horários. Se não houver um mínimo de fiscalização, voltará revitalizada para continuar servindo de ponto de consumo de bebidas e drogas.
Mega adega
O empresário Waldomiro Fávero Neto inaugura nesta quarta-feira o novo showroom de sua distribuidora de bebidas Adega Brasil, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com 1,5 mil metros quadrados, o espaço o sétimo da rede possui uma loja de autosserviço com mais de 2,5 mil itens entre vinhos e destilados.
Petrolon
O deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) foi entrevistado pelo diário argentino Clarín na edição do último sábado. O motivo foi a intenção do líder do PPS na Câmara Federal de convocar o empresário argentino Cristobal López para explicar aos parlamentares brasileiros seus negócios com a Petrobras e suas relações com o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. López é proprietário da cadeia de estações de serviços OIL e do canal C5N, entre outros empreendimentos, e em 2011 comprou a refinaria San Lorenzo, em Santa Fé, e 360 postos de gasolina pelos quais pagou U$ 102 milhões, segundo Bueno.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.