A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas e a empresa Serra Verde Express lançam em outubro uma campanha de estímulo à doação de órgãos no Paraná. A ideia é usar os trens da empresa para divulgar a campanha, idealizada e criada pela agência 433 AG. Enquanto os vagões passam em algum cruzamento motoristas e pedestres verão as mensagens na parte externa do trem sobre a importância de se autodeclarar doador de órgãos.
Tração fatal 1
A Câmara Municipal de Curitiba encontrou uma maneira de mostrar serviço à população num momento em que os legislativos municipais de todo o país estão na mira do eleitorado por causa de aumentos abusivos do próprio salário. Prova disso são as pautas sensíveis, como a proibição do Uber e agora da lei que veta a circulação de veículos de tração animal na cidade para garantir o bem-estar dos cavalos que puxam carroças de catadores de papel, aprovada em primeiro turno na última quarta-feira por unanimidade pela Casa.
Tração fatal 2
Ocorre que a lei causou polêmica por não prever uma compensação financeira aos catadores que se valem de carroças para cumprir suas jornadas diárias. Impossibilitados de usar animais, eles próprios teriam de puxar os pesados carrinhos, algo, aliás, que muitos já fazem, inclusive adolescentes e até crianças. O vereador Chicarelli (PSDC) chegou a redigir uma emenda propondo uma indenização aos carrinheiros que doarem seus cavalos até que consigam uma colocação no mercado, com o apoio da FAS, a Fundação de Ação Social do município, presidida pela primeira-dama Márcia Fruet.
Mas a emenda não chegou a ser apresentada a pedido do Executivo, que propôs uma outra emenda, coletiva, a ser apresentada no segundo turno de votação do projeto.
Zeca Carioca
No show que fará hoje no Curitiba Master Hall Zeca Pagodinho apresenta músicas de seu recém-lançado CD Ser Humano. O título faz referência ao episódio das chuvas torrenciais em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em 2013, quando o sambista socorreu diversas vítimas com um quadriciclo.
Positivo operante
Adrianópolis está em festa. No domingo, a cidade do Vale do Ribeira será mais uma vez “invadida” por professores, técnicos e estudantes da Universidade Positivo, que há um ano estão envolvidos em projetos sociais para auxiliar a comunidade local. A praça central abrigará as comemorações do aniversário, que incluem a apresentação do coral da UP. Para o diretor da Escola de Comunicação e Negócios da instituição, Rogério Mainardes, é o momento de celebrar os primeiros resultados de um ano de trabalho.