O Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) divulgou na terça-feira uma nota em solidariedade ao advogado Guilherme Gonçalves, atual presidente do Conselho Consultivo da instituição, preso na Operação Custo Brasil da Polícia Federal – a mesma que levou à prisão o ex-ministro Paulo Bernardo. “Os fins não podem justificar os meios, especialmente no direito penal. Por isso, em investigação iniciada há mais de 1 ano não se pode tolerar prisão preventiva (sem prazo) ausentes de modo muito claro os fundamentos do artigo 312 do Código de Processo Penal. Daí se entender como ilegal e abusivo o decreto prisional em face do advogado paranaense Guilherme Gonçalves [...]. Nossa solidariedade e força ao renomado eleitoralista, primeiro presidente do Iprade. E que sua combatividade habitual nos inspire a todos, cidadãos e advogados, a fim de lutarmos contra os abusos judiciais”, finaliza a nota, publicada nas redes sociais e no site da instituição.
Alto lá 2
À coluna, um membro da diretoria do Iprade, que pediu para não ser identificado, disse que a nota questiona os aspectos formais da prisão de Gonçalves, sem entrar no mérito. “Desconhecemos o mérito e ele tem advogado constituído para isso”, afirmou. Em abril, Guilherme Gonçalves dividiu o palco do Teatro Positivo com grandes nomes do direito nacional e com ministros do STF no V Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral promovido pelo Iprade, do qual foi um dos organizadores.
Até que a Lava Jato os separe
Depois dessa do casamento chique financiado pela Lei Rouanet em Juererê Internacional, muito padre por aí vai ter de incluir ao final das cerimônias a frase “Até que a Lava Jato os separe”. Mas se for um casamento como o do mais que enrolado presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, pode ser também até que a Lava Jato os mantenha unidos.
A fé e o concreto
O arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, dará hoje a palestra magna de abertura do 4º Seminário Internacional de Acessibilidade, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná. O evento, promovido pelo Crea-PR e que deve reunir 400 profissionais de todo o país, ocorre até amanhã no auditório do Instituto de Engenharia do Paraná. Além de arcebispo, Dom Peruzzo exerce também a função de bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
- O samba de Paula Lima vai embalar o Shopping Curitiba hoje, às 18h, no Largo Curitiba.
- A blogueira Taciele Alcolea lança o livro Olá, Meninas e Meninos!, às 18h, nas Livrarias Curitiba do Shopping Palladium.
- O 26º Encontro Nacional da Abrasel, que pela primeira vez acontece em Curitiba, será aberto hoje, às 19h30, na Universidade Positivo, com o tema “Inovação e Sustentabilidade – Pensando no Negócio do Futuro”.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura